‘Mostra do Filme Livre’ exibe duas obras inéditas em Macapá

13653155_1008779595857174_5104139792433726282_o

Por Carlos Alberto Jr

O Clube de Cinema de Macapá recebe nos dias 23 e 30 de julho a 15ª edição da “Mostra do Filme Livre”, considerado o maior festival do cinema independente do Brasil. Serão exibidas gratuitamente as produções cinematográficas “A Seita”, de Pernambuco, e “Mataram Meu Irmão”, de São Paulo. As sessões acontecerão no Espaço Caos – Arte e Cultura, às 19h.

Para esta edição, a segunda no Amapá, 1.342 filmes foram inscritos, sendo 90% deles produzidos de forma independente. A maior parte das obras escolhidas é feita sem apoio de empresas estatais. Muitas têm a Mostra do Filme Livre como a única exibidora.

O festival acontece também no Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e em circuito de Cineclubes Livres, que em 2015 chegou a 60 cidades. As datas variam de acordo com o local.

A ficção científica pernambucana “A Seita” será exibida no dia 23 de julho e documentário paulista “Mataram Meu Irmão”, no dia 30. A programação prevê também debates sobre aspectos da sétima arte e o cinema independente brasileiro.

aseita_f04cor_2015130654

A Seita

Nesta ficção científica, os mais ricos migraram da Terra para colônias espaciais. Em 2040, um jovem, vivido por Pedro Neves, decide voltar para o Recife e, aqui, descobre a existência de uma seita.

Assista o trailer de A Seita: 

MATARAM_MEU_IRMAO_credito_framefilme_CANAL

Mataram Meu Irmão

Reconstituindo os detalhes da morte de seu irmão, Rafael Burlan da Silva, ocorrida há 12 anos, o cineasta Cristiano Burlan lança-se a uma jornada pessoal que conduz ao coração de um círculo de violência em torno dos bairros da periferia paulistana, como o Capão Redondo, onde morava a família e o irmão, de 22 anos, foi morto com sete tiros, em 2011. Explorando as razões do envolvimento do irmão com drogas e roubo de carros, o diretor expõe partes de sua própria história familiar, ouvindo parentes e amigos, cujos depoimentos trazem à tona os destinos de diversos personagens, mapeando o histórico de dolorosas feridas emocionais.

Assista o trailer de Mataram meu irmão: 

Mostra do Filme Livre

Criada em 2014 como um desdobramento da Mostra do Filme Livre (MFL), a ação Cineclubes Livres realiza parcerias com iniciativas de todo o Brasil para a distribuição de filmes selecionados da mostra. A cada ano, novos e maiores públicos vêm sendo atingidos, em uma constante busca pelo fortalecimento do cinema independente produzido no país.

Serviço:

Clube de Cinema + Mostra do Filme Livre
Datas: 23 e 30 de julho
Local: Espaço Caos (Avenida Procópio Rola, nº 1572, bairro Santa Rita – entre as ruas Professor Tostes e Manoel Eudóxio)
Hora: 19h
Entrada franca
Classificação: 16 anos

Fonte: G1 Amapá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *