Mostra Itinerante de Cinema exibe filmes Infanto-juvenis

cinema111

Por Alessandra Leite

O Serviço Social do Comércio (Sesc) inicia em março as apresentações itinerantes do Festival Internacional de Cinema Nueva Mirada. Os primeiros a receberam a mostra, no período de 3 a 5, serão os alunos da escola Municipal Antônio Barbosa e nos dias 12 e 13 a exibição segue para a Casa da Hospitalidade no município de Santana.

O projeto é resultado de uma parceria entre o Departamento Nacional do Sesc e da Associação Civil sem Fins Lucrativos Nueva Mirada (Novo Olhar), da Argentina, e possibilita a crianças e jovens, além de pais e professores o acesso à cinematografia de qualidade e fora dos circuitos comerciais da tevê e do cinema.

Composta por longas e curtas metragens de diversos países, a mostra traz produções que priorizam a diversidade cultural com temas enriquecedores ao universo infantil como companheirismo, solidariedade e responsabilidade. Os filmes destacam histórias com personagens de hábitos e culturas diversas, da América à Europa oriundos de países como Sri Lanka, Alemanha, Dinamarca, Venezuela, Espanha e Eslováquia

Para a técnica de Cinema do Sesc Amapá, Denise Barbosa, a iniciativa promove o intercâmbio de ideias e o desenvolvimento de uma visão de mundo perceptiva e ampliada. “As obras contribuem para a formação dos pequenos enquanto cidadão para além do ensino formal, ao mostrar a diversidade cultural, promover a reflexão, motivar a curiosidade e o prazer da descoberta”.

Os alunos da escola Municipal Antônio Barbosa participam no dia 6 do encerramento da mostra, com uma sessão especial com a visita dos alunos a sala de cinema Charles Chaplin, no Sesc Araxá. Na oportunidade eles participam de outras atividades artísticas.

Os filmes, curtas e longas metragem exibidos são: O Peixinho; Histórias do Vento; O Varredor da Lua; As Novas Espécies; Os Meninos da Lua; Quando Rodam as Maçãs; A Foto Rasgada de Miriam; Grandes Planos; Meu Final Feliz; Kérity, a mansão dos contos; Gnomos & Trolls – A Câmara Secreta; Caça; Contos Celestes: Marés; Relógio Cuco; Em casa com a Sra. Hen; O Peixe; Relacionamentos; O Soldado Trifaldón; Corvos; Aventuras Olímpicas; Cores; Pik & Nik; O Rei Siri; Estreia; Borboleta; Apollo; Mungee – nunca mais!; Menina da chuva; Imago; Bach; Gig – jornada para as estrelas; Coisas que é melhor não misturar; Josué e o pé de macaxeira; Água Mágica; Sobre animais e pessoas; Lua Cheia; Toni, O Garimpeiro; Recto verso; Os chulpas; Maria Flor; A árvore das crianças; Pescador de sonhos; Fábula sobre um prego; As cores de Miriam; Cachorro-guia; A menina na caixa de sapatos; O pássaro e o homem; Aldeia global Karl Marx, Max Envergonhado.cinema11

Sobre o Festival Internacional de Cinema “Nueva Mirada”

Nueva Mirada é uma associação civil sem fins lucrativos, especializada em cultura, indústria cultural e comunicação, declarada de interesse cultural e educativo nacional pelo governo da Argentina. É membro da Aliança Global para a Diversidade Cultural e da Unesco e do Centro Internacional de Cinema para a Infância e a Juventude (Cifej).

O Festival Internacional de Cinema Nueva Mirada é a única mostra de cinema para infância e juventude da Argentina. Para cada uma das edições, o festival recebe aproximadamente 700 obras de diferentes países, dentre as quais são selecionadas cerca de 150 para participar nas sessões de competição oficial e nas sessões paralelas. O festival também realiza, a cada ano, uma retrospectiva/homenagem a figuras de relevância nacional e internacional no campo do audiovisual para a infância.

Serviço

Coordenadoria de Cultura: (96)3241-4440 (Ramal 257)
Assessoria de Comunicação e Marketing
Email: [email protected]
Fone: (96)3241-4440 (Ramal 235) / (96)99134-0130

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *