Motivação

A motivação errada é a razão para a falta de profissionalismo e baixo desempenho da maioria dos profissionais. Claro que em casos de falta de capacitação técnica e algum tipo de défcit na aprendizagem também são razões que explicam algumas pessoas não conseguirem progredir em suas carreiras, mas com certeza falta motivação para aquele funcionário que vive reclamando, não produz o que se espera e vive mudando de emprego.
Vejamos o que o dicionário diz sobre motivação:
s.f. Ato ou efeito de motivar; Palavra popularmente usada para explicar por que as pessoas agem de uma determinada maneira. Em psicologia e nas outras ciências do comportamento, a palavra tem uso mais limitado. Alguns cientistas vêem a motivação como fator que determina o comportamento, tal como expresso na frase “todo comportamento é motivado”.
Vamos tomar a definição de motivação como fator que determina o comportamento para tentar encontrar qual a motivação que nos move.
Encontre a sua motivação
Agora se você já tem consciência que existe algo que determina o seu comportamento, encontre-a o mais rápido possível. Algo que deve estar bem claro é que sempre existe uma motivação, mesmo se desanimado e sem ânimo para desenvomver um trabalho existe uma motivação para isso, lembra que “motivação é um fator que determina o comportamento”? Temos a idéia errada de que qualquer motivação nos empurra para frente, o que nem sempre é verdade, existem fatores que nos motivam ao desânimo, a depressão, ao descaso. Por isso é tão importante encontrar a sua motivação, pois se o seu comportamento é negativo ao encontrá-la deve se livrar dela e encontrar uma nova e boa motivação. Alguns exemplos de fatores motivacionais:

Dinheiro
Prazer
Companheirismo
Satisfação pessoal e/ou profissional
Deus
Vingança
Dor

Encontrei motivações ruins e agora?
É importante lembrar que ninguém é mais culpado por estar com a motivação errada do que nós mesmos. Não importa o quão hostil é o ambiente ao nosso redor somos nós que escolhemos a motivação, reconheçer isso é o primeiro passo para abandonar as motivações erradas e buscar novas e melhores motivações.
“Levante a tampa” e siga em frente sem olhar para trás, não pense nos anos perdidos por estar sendo movido por motivações erradas, olhe pra frente e abraçe tudo o que te faz ser melhor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *