Movimento de Luta Anti Manicomial do Amapá realiza ato público contra ataque direto a reforma psiquiátrica

O Movimento de Luta Anti Manicomial do Amapá (MLA-AP), juntamente com outros movimentos e grupos sociais atuantes na militância de saúde mental no Estado, convida a sociedade amapaense para se juntar a nós no ato público que será realizado, a partir das 16h, no próximo dia 23 de fevereiro, na Praça da Bandeira. A manifestação visa debater a nota técnica 11/2019 que é um ataque direto a reforma psiquiátrica e a tudo que ela representa junte-se a nós é nossa responsabilidade lutar por nossos direitos, pelo direito de todos.

Através deste movimento manifestamos repúdio a nota técnica 11/2019 publicada pela coordenação geral de saúde mental álcool e drogas do Ministério da Saúde.

Tal nota feri todas as conquistas e avanços da reforma psiquiátrica no Brasil, a atuação do profissional em saúde mental, e é contra qualquer respeito e dignidade humana das pessoas com psicopatologias no país e no nosso Estado. Compreendemos que é inadmissível em tempos atuais a inclusão de hospitais psiquiátricos como parte da RAPS (Rede de atenção psicossocial) trazendo de volta um modelo de tratamento de exclusão e isolamento, ferindo os direitos humanos e a autonomia dos usuários, somente garantindo a reinserção no seio da sociedade com o tratamento digno e humanizado teremos como resgatar essas pessoas, não ao retrocesso e por mais políticas públicas que favoreçam a saúde mental, somos contra qualquer política manicomiais, prender não é tratar. Somos contra essa “higienização social”.

Assessoria de comunicação do MLA-AP

  • Parabéns todos ativista dos Direitos Humanos pela iniciativa!

    Está passando da hora de tirar a loucura da gaiola, pois transgressores da lei que além da periculosidade, possuem problemas mentais, precisão é de atenção e não de punição. “grifo meu”

    Conselheira Eliene Abençoada, Eliene Abençoada II, Eliene Abençoada III
    Ex-Presidente do Conselho da Comunidade na Execução Penal da Comarca de Unaí MG (Gestão 2012-2015)

    e-mail: [email protected]
    whats (38) 9 8422-5758 ou 9 9919-8393

    Idealizadora do Grupo
    https://www.facebook.com/groups/539566859413724/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *