MP-AP abre inscrição para evento sobre Escuta Especializada na perspectiva do ambiente escolar

O Ministério Público do Estado do Amapá (MP-AP), por meio do seu Centro de Apoio Operacional da Infância, Juventude e Educação (CAOP-IJE), realizará nos dias 28 e 29 desse mês, evento para falar sobre a Escuta Especializada no ambiente escolar, com vagas para Macapá e demais municípios. O encontro ocorrerá em dois turnos de 8h às 12h e de 14h às 18h, no auditório do Centro Sociocultural e Educacional Professor José Figueiredo de Souza-Savino “A Banda”, localizado na Av. Ernestino Borges, n.º 257, no Bairro do Laguinho.

O evento abordará as premissas da Lei nº 13.431/2017 e do Decreto nº 9.603/2018 que falam sobre a Escuta Especializada e o papel da escola na identificação de situações de violência, assim como no apoio a crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência. Também serão apresentadas noções básicas de como observar, abordar e ouvir o relato de alunos que tenham sofrido e/ou presenciado qualquer tipo de violência, para encaminhá-los para os outros Órgãos do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente (SGDCA).

A palestrante convidada para falar do assunto é a Profª. Dra. Ângela Oliva, profissional com vasto conhecimento e experiência na área da violência contra crianças redimensiona e adolescentes, em especial violência sexual na Amazônia, que resultou na publicação do livro “(DES)Cuidado institucional e exploração sexual de crianças e adolescentes na Metrópole da Amazônia”. A professora atua na Coordenação de projetos de pesquisa e extensão na área da infância e adolescência da Universidade da Amazônia (UNAMA), sendo referência local e nacional no tema.

O Encontro destina-se a membros e servidores do MPAP, equipes técnicas das Secretarias Estadual e Municipais de Educação do Estado do Amapá, gestores, coordenadores pedagógicos, bem como profissionais da educação e de áreas afins. Serão dois dias para o encontro: o primeiro dia será destinado aos participantes de Macapá e Santana e o segundo dia aos participantes dos demais municípios do Estado.

As vagas são limitadas, faça sua inscrição nos links abaixo:

Data: 28/08/2019
Público: Macapá e Santana
Link para inscrição: https://forms.gle/C8MUrXbyEXkRY63K7

Data: 29/08/2019
Público: Demais Municípios do Estado do Amapá
Link para inscrição: https://forms.gle/YQSdsEfHVLQJs6VY7

Serviço:

Elton Tavares – Diretor de Comunicação
Texto: Nelson Carlos
Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Amapá
Contato: (96) 3198-1616
E-mail: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *