MP-AP abre Semana do Meio Ambiente no Complexo Zona Norte da instituição


O subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Administrativos e Institucionais do Ministério Público do Amapá (MP-AP), Nicolau Crispino, participou nesta terça-feira (5), no Auditório do Complexo Cidadão Norte do MP-AP, da abertura da Semana do Meio Ambiente. O evento, que será realizado até a próxima sexta-feira (8), é promovido pela Promotoria de Defesa do Meio Ambiente, Conflitos Agrários, Habitação e Urbanismo (Prodemac) e Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente (Caop-AMB), com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da conservação dos recursos naturais, cuidado com animais e fomentar a reflexão sobre cuidados com a natureza como um todo.

Na ocasião, estudantes do 4º ano da Escola Municipal Odete Lopes assistiram palestras sobre “Lixo e Poluição Sonora”, ministrada pelo sargento Allan, do Batalhão Ambiental da Polícia Militar (BA/PM/AP) e “Maus tratos contra animais e Adoção”, apresentada pelo membro da ONG Anjos Protetores, jornalista João Clésio. Além disso, os estudantes assistiram apresentação do vídeo educativo sobre o tema e visitaram uma Exposição sobre Unidades de Conservação, na Prodemac.

Também presentes os promotores de Justiça Wueber Penafort (titular) e Clarisse Alcântara (substituta auxiliar) da Prodemac, além da diretora da escola Odete Lopes, Kátia Marinho e presidente da ONG Anjos Protetores, Laudenice Monteiro.

“É fundamental que realizemos atividades de educação, conhecimento e aperfeiçoamento na área ambiental. Desta forma, a sociedade se sensibiliza para a preservação do planeta. Quanto mais pessoas conscientes, mais chances de reduzir a depredação e extinção do meio ambiente e da humanidade”, pontuou o promotor de Justiça do Meio Ambiente, Wueber Penafort.

“São pequenos gestos que fazem toda a diferença. Não jogar garrafinhas de água na rua e nem papel de bombons. Vamos nos educar e reeducar para cuidar da natureza. Os jovens são o futuro da nossa sociedade. Com esses conhecimentos sobre a importância da preservação do meio ambiente, eles poderão levar para o convívio escolar e familiar”, salientou Clarisse Alcântara.

O subprocurador-geral de Justiça enalteceu a importância da iniciativa e ressaltou que envolver a sociedade para que ela se conscientize sobre o tema, é o único caminho para a preservação do meio ambiente.

“É uma honra estar com vocês, nós precisamos cuidar do nosso meio ambiente. O grande problema que temos hoje é saber o que fazer com o lixo. Os promotores de Justiça da Prodemac sempre estão atentos na fiscalização e dispostos a orientar a sociedade sobre temas relacionados à preservação e correta utilização de recursos naturais. Cuidar de nossas riquezas naturais é uma das missões do MP-AP”, frisou Nicolau Crispino.

Sobre a data

Em 1972, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo (SUE), a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o Dia Mundial do Meio Ambiente, que passou a ser comemorado todo dia 05 de junho. Essa data, que foi escolhida para coincidir com a data de realização dessa conferência, tem como objetivo principal chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais, que até então eram considerados, por muitos, inesgotáveis.

SERVIÇO:

Elton Tavares e Mariléia Maciel (Assessora técnica da Prodemac)
Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Estado do Amapá
Contato: (96) 3198-1616
E-mail: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *