MP-AP assina Plano de Trabalho com Unifap para pesquisa do Memorial do Ministério Público no Amapá

O Ministério Público do Amapá (MP-AP) e a Universidade Federal do Amapá (Unifap) firmaram nesta sexta-feira (23), na sede do órgão ministerial, um convênio para pesquisa, referente ao projeto MP-Memória. Assinaram o documento, o procurador-geral de Justiça do MP-AP, Márcio Augusto Alves e a professora doutora da Unifap, Daguinete Chaves Brito.

A assinatura dá continuidade às atividades para otimizar o resgate da memória da instituição. O PGJ também é o coordenador do Memorial do MP-AP e pretende, com o auxílio da pesquisadora da Unifap, concluir o projeto de Memória Oral do Ministério Público, que consiste em um levantamento e entrevistas com os ex-procuradores-gerais de Justiça e ex-corregedores-gerais, promotores e procuradores de Justiça já aposentados.

“O resgate da nossa memória é essencial para o fortalecimento institucional e para a valorização do MP-AP. O Ministério Público possui uma linda história de lutas no Amapá como fiscalizador dos Poderes e na garantia dos direitos da população. Sabemos a importância de manter viva a história dos homens e mulheres que trabalharam muito em favor do cidadão. Um memorial é essencial para isso. Para tal, contamos com a ajuda da professora doutora, profissional qualificada para coordenar este trabalho”, salientou Márcio Alves.

MP-Memória

Instituído em 2005, o MP-Memória funciona na Avenida FAB, no centro de Macapá e tem a missão de resgatar a história da instituição no Amapá. Criado em 1991, o Ministério Público contribuiu muito para a construção do estado e da sociedade amapaense.

Além de coordenador do MP-Memória, o PGJ foi designado, no início de julho de 2017, pelo então presidente do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Rodrigo Janot, para atuar como integrante do nível decisório do Comitê Gestor do Plano Nacional de Gestão de Documentos e Memória do Ministério Público (Coplaname). Com a nomeação, Márcio Augusto Alves passou a representar os MPs da região Norte, tendo como suplente o promotor de Justiça Ricardo Ferreira, também do MP-AP.

Também presentes na assinatura a secretária-geral da instituição, promotora de Justiça Ivana Cei; o presidente da Associação dos Membros do Ministério Público do Estado do Amapá (AMPAP), promotor de Justiça José Cantuária Barreto; a chefe de Gabinete do MP-AP, promotora de Justiça Gisa Veiga e o promotor Laércio Mendes, assessor especial do PGJ.

SERVIÇO:

Elton Tavares
Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Estado do Amapá
Contato: (96) 3198-1616
E-mail: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *