MP-AP atua para repassar recursos para Unifap acelerar a produção de EPIs e testes de coronavírus

Nesta segunda-feira (30), em videoconferência, os dirigentes do Ministério Público do Amapá (MP-AP) e da Universidade Federal do Amapá (Unifap) discutiram modelo de parceria e possibilidade de transferência dos recursos do Fundo de Manutenção e Aparelhamento do MP-AP, para que a universidade amapaense possa acelerar a produção de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), álcool em gel, realizar testes de coronavírus e construir respiradores.

Atualmente, a Unifap dispõe de três impressoras 3D, utilizadas para produzir máscaras de proteção aos profissionais da saúde. Na área de biologia molecular, a universidade informou que já cedeu, ao Laboratório Central do Estado (Lacen), o equipamento de diagnóstico utilizado nos cursos de saúde. Com o aporte financeiro, a Unifap deve dobrar o número de impressoras 3D e adquirir milhares de testes rápidos.

Pesquisadores da Unifap estimam que o ideal para o Amapá é a realização de até 200 mil testes rápidos, assegurando, assim, que o monitoramento da pandemia tenha o máximo de precisão, para orientar a tomada de decisão dos gestores e demais instituições. O Governo Federal anunciou o envio de 15 mil testes e o Governo do Estado (GEA) assegurou a compra de mais 25 mil.

A procuradora-geral de Justiça do MP-AP, Ivana Cei, lembrou que os pedidos de ajuda chegam de todos os lugares e que é urgente ampliar nossa capacidade de respostas. “Confio na universidade e na pesquisa. Temos uma relação antiga com a Unifap e queremos fortalecer o trabalho de todos os pesquisadores. Não podemos ficar só olhando o problema, precisamos agir. Acredito na ciência. A pesquisa é tudo”, reforçou.

Para o reitor da Unifap, doutor Júlio César Sá, a parceria com o MP-AP é extremamente importante nesse momento de crise. “Agradecemos a sensibilidade e inteligência da gestão do MP em tratar com a universidade. Essa confiança é fundamental para juntarmos forças contra a Covid-19”, finalizou.

Além das tratativas para repassar os recursos do Fundo de Manutenção e Aparelhamento para a Unifap, o MP-AP também está direcionando recursos de Termos de Ajustamento de Condutas (TACs) para a área da saúde.

Serviço:

Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Amapá
Gerente de Comunicação – Tanha Silva
Núcleo de Imprensa
Coordenação: Gilvana Santos
Texto: Ana Girlene
Contato: (96) 3198-1616
E-mail: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *