MP-AP e CGU realizam evento que integra a Semana de Combate à Corrupção

O Ministério Público do Amapá (MP-AP) e o Ministério da Transparência e CGU realizarão uma atividade que integra a Semana de Combate à Corrupção, em alusão ao Dia Internacional Contra Corrupção, celebrado no dia nove de dezembro. A iniciativa ocorrerá no dia 6 de dezembro, às 13h30, no Teatro das Bacabeiras.

O objetivo é apresentar os avanços que as duas instituições tiveram ao longo desse ano com relação ao combate à corrupção, que são os projetos “MP vai à Escola”, executado pelo órgão ministerial, e a 10ª edição do Concurso de Desenho e Redação, sob o tema “Ser Honesto é Legal”, promovido pelo Ministério da Transparência e CGU

A programação irá divulgar os trabalhos realizados com os estudantes das escolas estaduais e municipais do Estado. Interagir com as crianças e adolescentes foi a principal estratégia utilizada pelos órgãos parceiros com a finalidade de combater as atividades corruptivas. A iniciativa também faz parte do I Amapá HackFest, evento que visa a produção de tecnologia para combate à corrupção, que ocorrerá nos dias 7, 8 e 9 de dezembro, na sede do MP-AP.

Na ocasião, o MP-AP apresentará as atividades desenvolvidas com os educandos das escolas que receberam a vista do órgão ministerial durante o ano de 2018. Nas visitas foram realizadas palestras, as quais promoviam a prática da honestidade. No evento, serão exibidos vídeos produzidos por estudantes da rede pública de ensino que irão abordar a temática da data comemorativa.

MP vai à Escola

Com os escândalos de corrupção praticados no âmbito nacional e estadual, o MP-AP resolveu buscar mecanismos para combater esse crime. Foi decidido trabalhar com a base, que são os jovens. Ao todo, 10 unidades de ensino de Macapá e Santana receberam visitas e palestras do Ministério Público.

Os professores, técnicos e gestores das escolas também receberam treinamento, o qual foi direcionado para aplicação dos conceitos e temas relativos à prevenção da corrupção (cultura, sociabilidade, valores, ética e cidadania), a fim de reforçar a mensagem a esses jovens para seguirem o caminho da honestidade.

10ª edição do Concurso de Desenho e Redação da CGU sob o tema “Ser Honesto é Legal”

A programação contará também com a 10ª edição do Concurso de Desenho e Redação , sob o tema “Ser Honesto é Legal”, realizado pelo Ministério da Transparência e CGU, com o objetivo de despertar nos estudantes amapaenses o interesse por assuntos relacionados ao controle social, à ética e à cidadania, por meio do incentivo à reflexão e ao debate destes assuntos nos ambientes educacionais.

Nos três últimos anos, o Amapá contou com vencedores, tanto na modalidade redação, quanto desenho. O Concurso é direcionado aos estudantes regularmente matriculados em escolas públicas e privadas. A divulgação dos resultados ocorrerá durante as comemorações do Dia Internacional Contra a Corrupção, 6 de dezembro, no Teatro das Bacabeiras.

I Amapá HackFest

A ação consiste em uma maratona entre estudantes e profissionais da área de informática, que serão municiados de dados institucionais. Os participantes desenvolverão plataformas como portais, sites, jogos e aplicativos. A utilização das ferramentas tem o propósito de impedir que a administração pública sofra com as práticas corruptivas.

Serviço:

Elton Tavares, com informações da CGU/AP
Assessoria de Comunicação do MP-AP
E-mail: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *