MP-AP e TJAP firmam acordo de cooperação para implementação do projeto “Círculos Restaurativos”


A procuradora-geral de Justiça do Ministério Público do Amapá (MP-AP), Ivana Cei e o presidente do Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), desembargador Luiz Carlos, firmaram na manhã desta sexta-feira (18), um Acordo de Cooperação Científica, Técnica, Financeira e Operacional para implementação do projeto “Círculos Restaurativos: reconstruindo afetos, pacificando relações familiares”, que será desenvolvido pelas duas instituições. 

O uso da metodologia dos “Círculos Restaurativos” objetiva disseminar a concepção e os valores de uma cultura de paz, respeito e tolerância junto à comunidade local. Nesse sentido, será criado o espaço de colhimento, um ambiente de diálogo seguro e respeitoso entre as partes envolvidas em determinado conflito. 

Para colocar o projeto em prática, o acordo firmado nesta sexta-feira prevê a execução de um curso de capacitação para “Facilitadores de Círculos Restaurativos”, divididos em três módulos, cujos custos serão rateados entre as instituições parceiras. O serviço de atendimento às famílias em conflito será implantando inicialmente na Comarca de Santana. 

Para a PGJ, Ivana Cei, as famílias com histórico de violência doméstica e intrafamiliar podem restaurar os vínculos de afeto, desde que recebam o atendimento adequado. “Por isso essa cooperação com o TJAP é tão importante, pois atuando em conjunto colocaremos à disposição da comunidade um serviço especializado que certamente ajudará na pacificação das relações familiares”, destacou.

Assessoria de Comunicação do MP-AP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *