MP-AP fortalece campanha de valorização da vida durante o II Simpósio da Micro Rede de Atenção à Crise Suicida

“Conhecer o comportamento e sentir para prevenir” é o tema central do II Simpósio da Micro Rede de Atenção à Crise Suicida, realizado pelo Ambulatório de Atenção à Crise Suicida (AMBACS), da Universidade Federal do Amapá (Unifap). O evento tem o apoio do Ministério Público do Amapá (MP-AP), por meio da Promotoria de Justiça da Saúde, e iniciou nesta quinta-feira (5), no anfiteatro da Unifap. Membros e servidores da instituição participam de toda a programação, que encerra amanhã (6), com palestras, debates, oficinas e mini-cursos.

A segunda edição do Simpósio pretende fomentar discussões acerca do comportamento suicida, gerando capacitação e discussão entre acadêmicos de psicologia, enfermeiros, assistentes sociais, educadores físicos, jovens e a comunidade em geral. A colaboração do MP-AP faz parte do projeto “Atuação pela Vida”, desenvolvido pela Promotoria de Defesa da Saúde, que iniciou em julho, com um Ciclo de Palestras ministrado pelo jornalista André Trigueiro, que mobilizou milhares de pessoas.

“Neste segundo momento, buscamos ampliar a discussão sobre esse tema tão sensível, que é o suicídio, especialmente quando o Setembro Amarelo concentra bastante atenção nesta temática. Ficamos satisfeitos em termos esse público tão diverso e interessado em discutirmos, juntos, caminhos para a valorização da vida”, manifestou o coordenador das Promotorias da Saúde, promotor de Justiça André Araújo, ma mesa de abertura.

A pró-reitora de Gestão de Pessoas da Unifap, Cleidiane Fagundes, reforçou a necessidade de qualificação permanente para que o tema seja tratado sem tabu. “Esse momento é interessante porque nos permite ampliar a discussão, mas é necessário fazermos o acompanhamento durante todo o ano. Tenho certeza que esse evento nos trará mais conhecimento, para que no dia a dia possamos aplicá-lo. A Unifap está a disposição de todos”, frisou.

“É um chamado de atenção ao poder da fala e formação de ideias, especialmente entre e para com os jovens, de modo que possamos gerar e fortalecer uma socialização entre esse público alvo, profissionais da saúde e a sociedade em geral”, acrescentou o professor e psicólogo Dr. Washington Brandão – coordenador da AMBACS.

Estavam presentes, também, a promotora de Justiça Gláucia Porpino, representando a procuradora-geral de Justiça do MP-AP, Ivana Cei; o coordenador do Núcleo Permanente de Incentivo à Autocomposição do MP-AP (NUPIA), promotor de Justiça Milton Ferreira; o procurador do Estado, na área da Saúde, Raul Silva, e integrantes do programa de Qualidade de Vida e servidores de diversas áreas de atuação do MP-AP.

Comportamento

Na primeira conferência, ministrada pela mestre em Ciências da Saúde, psicóloga Luciana Cescon, a profissional falou sobre comportamento suicida e apresentou a experiência do Instituto Vita Alere, referência no Brasil em trabalhos de prevenção e pósvenção do suicídio.

Com habilidade em terapia cognitiva comportamental e psicoterapia para pessoas enlutadas, a psicóloga fez uma abordagem ampla sobre diferentes aspectos, notadamente culturais, que ajudam a explicar parte do medo e receio das pessoas em falarem sobre o assunto.

A programação seguirá nesta sexta-feira (6), com minicursos, palestras, rodas de conversa, dentre outras atividades conduzidas pelos profissionais: André Araújo, Washington Brandão, Luciana França, Cleidiane Lima, Cesar Lima, André Romero, Jefferson Melo, Kethellen Amanajás, Luana Nunes, Ana Maria Ferreira, Auracilene Rocha, Michele Maleamá, Carla Dutra e outros. Inicia às 8h30 com a Mesa Redonda: Adolescência em Foco.

Serviço:

Ana Girlene
Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Estado do Amapá
Contato: (96) 3198-1616
E-mail: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *