MP-AP ganha reforço estratégico com a conclusão do Curso Superior de Inteligência

Nesta sexta-feira, 13, a promotora de justiça do Ministério Público do Amapá (MP-AP), Ivana Cei, concluiu o Curso Superior de Inteligência Estratégica na Escola Superior de Guerra (ESG), no Rio de Janeiro, onde se aperfeiçoa desde fevereiro deste ano. A promotora finaliza o curso junto com outros membros de Ministérios Públicos do Brasil; o procurador federal Eduardo Oliveira Benones, e a promotora de justiça de Pernambuco, Ângela Cruz. Na formatura estiveram presentes o procurador geral do MP-AP, Márcio Augusto Alves, e a promotora aposentada Rosemary Andrade.

O Curso Superior de Inteligência Estratégica divide-se em duas fases: a básica e a específica, e durante 20 semanas a promotora Ivana Cei e demais acadêmicos passaram por estudos teóricos e práticos, estabelecidos por meio de disciplinas, integrando os conhecimentos em administração, política, economia, geopolítica, psicossocial, científico-tecnológico e militar. O curso é voltado para civis e oficiais das Forças Armadas e Forças Auxiliares, com o objetivo de prepará-los para exercer funções de inteligência estratégica na administração pública e órgãos do Sistema Brasileiro de Inteligência.

Em sua Tese de Conclusão de Curso (TCC), a promotora abordou o tema “A Integração das Instituições na Atividade de Inteligência Estratégica para o Combate ao crime Organizado”, com base em pesquisas e estudos sobre a articulação entre o sistema de Segurança Pública, Ministério Público Federal e Estadual, Polícia Civil, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, bem como os comandos das Forças Armadas. “A proposta da pesquisa é a integração de informações de Inteligência no combate à criminalidade, utilizando o Rio de Janeiro como protótipo de cooperação e articulação entre as agências”.

Para a promotora Ivana Cei, a intervenção no Rio de Janeiro é resultado de inteligência estratégica e pode ser modelo para outros estados que sofrem com o alto nível de criminalidade, como o Amapá. O procurador federal Eduardo Benones defendeu a tese “O Controle da Atividade de Inteligência Policial no Marco do Estado Democrático de Direito: Porque e Quem”, e a procuradora Ângela Cruz, “A Atividade de Inteligência no Ministério Público como Instrumento de Assessoramento Estratégico na Prevenção e Combate aos Ilícitos nas Licitações e Contratos Administrativos”.

A ESG é um Instituto de Altos Estudos e Política, Defesa e Estratégia, integra o Ministério da Defesa e se propõe a consolidar conhecimentos necessários para direção e assessoramento superior. Com reconhecimento e referência em todo o país, a ESG garante aos Ministérios Públicos representados, membros treinados para planejamento de defesa, segurança e desenvolvimento.

SERVIÇO:

Mariléia Maciel – Assessora Operacional – CAOP/AMB
Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Estado do Amapá
Contato: (96) 3198-1616
E-mail: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *