MP-AP lança campanha “Conte até 10 nas escolas”


Mais de 400 jovens do ensino médio e fundamental estiveram presentes, no Teatro das Bacabeiras, nesta segunda-feira (19), para o lançamento da campanha “Conte até 10 nas escolas”, que é uma ação do Ministério Público do Amapá, em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Educação (SEED), e com apoio da Polícia Militar.

O lançamento do projeto, em Macapá, foi elaborado pela comissão gestora do Ministério Público, composta pelas procuradoras de Justiça, Estela Sá e Judith Teles, pelos promotores de Justiça Pedro Leite e Paulo Celso Ramos, e tem a proposta inicial de ações em 15 escolas, divididas entre a zona norte e a zona sul da capital. “As escolas escolhidas inicialmente possuem altos índices de violência escolar que necessitam de medidas imediatas”, ressaltou o promotor de Justiça Paulo Celso. 

A procuradora de Justiça, Estela Sá, agradeceu aos presentes e falou sobre o marco inicial da campanha. “Agradeço a todos que aceitaram nosso convite para estar aqui, hoje, no lançamento da nossa campanha. Agradeço, também, o apoio de nossa procuradora-geral de Justiça, Ivana Cei, e do governo do Estado, e aos meus colegas e companheiros que estão desenvolvendo a campanha. Esta campanha tem o objetivo de ser implantada dentro das escolas para combater o mal da violência. Como enfrentar essa violência? Por que enfrentar? Fazer com que a paz, a paciência, a tolerância façam parte do nosso dia a dia e de nossa cultura”, ressaltou. 

“Quais são as armas que o aluno deve levar para a escola? Nenhuma. O aluno precisa levar o livro, o caderno, e combater a violência”, enfatizou a secretária de educação, Elda Araújo.

A procuradora-geral de Justiça, Ivana Cei, agradeceu pelo apoio do Estado do Amapá e entregou a cartilha oficial da campanha à secretária de educação, e também parabenizou os gestores do projeto. “Agradeço aos nossos parceiros e membros que organizaram o projeto e que darão continuidade à campanha Conte até 10 nas escolas. Temos que nos dar as mãos e nos unir contra a violência”, disse a pgj. 

Ivana Cei finalizou a programação e deu início à caminhada pela paz, que saiu do Teatro das Bacabeiras e findou na Fortaleza de São José de Macapá. Os alunos caminharam pelo centro da cidade pedindo paz e mais tolerância. 

Participaram da solenidade, também, o corregedor-geral do MP-AP, Jair Quintas, o chefe de gabinete da procuradoria-geral de Justiça, promotor de Justiça Roberto Alvares, a promotora de Justiça Alessandra Moro, e servidores do MP-AP. 

O projeto é uma iniciativa do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), em parceria com a Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (ENASP), e visa a sensibilizar a sociedade com fins de evitar a violência cometida por impulso. O alvo são os crimes que acontecem em função da banalização da violência, da falta de tolerância, da ação impensada no momento da raiva.

SERVIÇO:
Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Estado do Amapá
Contato: (96) 3198-1616. Email: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *