MP-AP lança projeto “Prevenção à Corrupção MP vai à Escola” em instituição de ensino no Distrito do Curiau

O Ministério Público do Amapá (MP-AP) deu seguimento, nesta segunda-feira (27), ao Projeto de “Prevenção à Corrupção MP vai à Escola”. A ação consistiu em palestra na Escola Estadual José Bonifácio, localizada no Distrito do Curiau, em Macapá. O objetivo da iniciativa é conscientizar estudantes sobre os perigos da prática de corrupção e promover a reflexão sobre como bem proceder aos alunos do educandário.

O procurador-geral de Justiça do MP-AP, Márcio Alves, esteve no educandário acompanhado da assessora técnica Alzira Nogueira e de servidores do Laboratório de Tecnologia e Combate à Lavagem de Dinheiro (LAB/MP-AP).

A diretora da escola, Ana Maria de Sena Ramos, deu as boas-vindas à equipe do MP-AP e elogiou a iniciativa do órgão ministerial.

“Receber o MP-AP é uma honra. Principalmente com um projeto tão importante para nossos alunos. Assim, os estudantes entendem como a corrupção atinge a todos nós. Esse trabalho é de extrema importância para passar a mensagem correta aos jovens da escola José Bonifácio”, pontuou a diretora.

Durante o evento, a comitiva do MP-AP exibiu um vídeo sobre o tema, intitulado “A fábula da corrupção”. O curta-metragem exemplifica os impactos que a corrupção causa na sociedade

O PGJ explanou sobre os efeitos negativos que a corrupção gera na sociedade. Márcio Alves contextualizou com bons exemplos, como o dele mesmo e demais membros do MP-AP, que venceram na vida pelos estudos, trabalho e honestidade.

Tem tanta coisa que não está certa em nosso estado, como falta de estruturas em nossas ruas, postos de saúde e escolas. Já estivemos em várias instituições de ensino e essa é o 10º educandário. Nós não viemos falar de política. Queremos conscientizar aos jovens sobre os atos de corrupção, que resultam na péssima qualidade do serviço público. Eu estudei em escola pública e venci pelo trabalho e honestidade. Vocês, estudantes, também podem vencer e ter um futuro melhor. Basta ser honesto, estudar e se empenhar no trabalho com dignidade”, destacou o PGJ em conversa com os alunos da escola.

MP vai à Escola

Ao todo, 10 unidades de ensino de Macapá e Santana receberam visitas e palestras do MP-AP sobre o projeto. Em junho de 2018, iniciou a fase de capacitação do corpo técnico das escolas, realizada no terraço da Procuradoria-Geral de Justiça – Promotor Haroldo Franco.

A qualificação consistiu na formação teórico-metodológica para gestores, técnicos e professores, e instrumentalização desses profissionais sobre os conceitos e temas relativos à prevenção da corrupção (cultura, sociabilidade, valores, ética e cidadania), visando a introdução dessas temáticas nos componentes curriculares ministrados por eles.

SERVIÇO:

Elton Tavares e Sávio Leite
Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Estado do Amapá
Contato: (96) 3198-1616
E-mail: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *