MP-AP palestra na VII Jornada de Psicologia do Estado do Amapá

mp11111

O Ministério Público do Amapá (MP-AP), por meio do Núcleo de Mediação, Conciliação e Práticas Restaurativas da Promotoria de Santana, participou, na última quarta-feira (26), da VII Jornada de Psicologia do Estado do Amapá, realizada pela Faculdade Estácio/Seama, com um minicurso sobre “Círculos Restaurativos”, ministrado pela promotora de Justiça Silvia Canela, coordenadora do projeto e a Juíza Michele Farias, titular da Vara de Violência Doméstica em Santana.

Este ano, a Jornada vem com o tema Psicologia jurídica: análises e perspectivas estaduais, que tem como objetivo fomentar a discussão acerca dos papéis de cada profissional a partir de um olhar integrador voltado ao âmbito da psicologia jurídica.

Os “Círculos Restaurativos” apresentam uma metodologia para resolução de conflitos sem violência, explorando as diferenças existentes entre as pessoas e oferecendo a todos a oportunidade de solucioná-los por meio de um diálogo franco e respeitoso.

mp111111

“As pessoas têm que se permitir viver a experiência de um círculo para saber se é ou não algo positivo. Nossa ideia é ampliar e plantar essa semente do amor e tolerância entre as pessoas”, explicou a promotora de Justiça, Sílvia Canela.

A professora do curso de Psicologia da Estácio e mediadora do minicurso, Adriana Ribeiro, fala da importância do evento. “Nós vimos e verificamos um desenvolvimento muito amplo de novos debates dentro do campo da justiça. Nossos alunos e nossos profissionais precisam estar atualizados e informados, por isso, devem acompanhar os debates”.

Michelle Farias, juíza da Vara de Violência Doméstica de Santana, que, em razão da parceria existente entre MP e TJAP, também faz parte da Coordenação no Projeto dos “Círculos Restaurativos”, participou do minicurso. “Estar nesse evento é muito bom, significa que o nosso trabalho vem sendo reconhecido pela sociedade e está despertando interesse. Trazer para os acadêmicos é muito importante porque a tendência é que, com a discussão, a gente cresça cada vez mais”, disse.

SERVIÇO:

Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Estado do Amapá
Contato: (96) 3198-1616/(96) 8121-6478 Email: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *