MP-AP participa da posse da primeira mulher nomeada para comandar a Polícia Militar do Amapá

A cerimônia de posse da primeira mulher nomeada para comandar a Polícia Militar do Estado (PM/AP), coronel Heliane Braga de Almeida, realizada nesta segunda-feira (16), no Palácio do Setentrião, com a participação do Ministério Público do Amapá (MP-AP), no ato, representando a procuradora-geral de Justiça, Ivana Cei, a subprocuradora-geral de Justiça, Clara Banha Picanço. A solenidade foi conduzida pelo governador do Estado, Waldez Góes, e prestigiada pela corregedora-geral adjunta do MP-AP, Estela Sá, procuradora de Justiça Judith Teles e a promotora de Justiça Samile Alcolumbre.

A subprocuradora-geral de Justiça do MP-AP destacou ser um momento histórico para as mulheres do Estado do Amapá e parabenizou o governador Waldez Góes pela coragem. Ela relembrou o preconceito e discriminação que sofreu, como a primeira mulher a ocupar o cargo de PGJ do MP do Amapá, em 1998, quando era a única mulher no Conselho Nacional de Procuradores-Gerais de Justiça dos Estados e da União (CNPG), e que luta pelo reconhecimento da capacidade técnica das mulheres.

“Uso uma máxima: pode quem acredita que pode! Coronel Heliane Braga de Almeida, acredite, você pode, você consegue, você merece estar hoje, neste dia histórico, tomando posse como a primeira mulher a ocupar o honroso cargo de comandante-geral da Polícia Militar do Estado do Amapá, para engrandecimento e fortalecimento do Estado e da PM/AP”, afirmou Clara Banha.

Empossada, a comandante prometeu cumprir todas as metas estabelecidas no planejamento estratégico dos planos de segurança estadual e nacional e dar continuidade a todos os macros investimentos já consolidados em todo sistema de segurança pública.

“No campo operacional, investiremos massivamente no combate à alta criminalidade, em especial, o combate efetivo à violência contra às mulheres. Prometo à sociedade amapaense um comando com elevado senso de Justiça”, frisou Heliane.

O governador fez referência ao legado deixado pelo coronel Paulo Matias, que estava há 3 anos à frente da corporação. Ele destacou que a escolha de uma mulher para assumir o cargo de alto escalão não foi o principal critério, mas sim a capacidade técnica, e pediu apoio aos militares e também ao MP-AP e todas as instituições públicas estaduais e federais, para que nessa transversalidade, possam respeitar e apoiar a nova comandante da PM/AP.

“Coronel Heliane é altamente preparada. Tem uma trajetória brilhante na prestação de serviço à população ainda tão jovem. Dada a sua intelectualidade, firmeza e capacidade de gestão, tem muito a doar com compromisso e respeito ao povo do Amapá”, frisou Waldez Góes.

Mensagem de Ivana Cei

Em mensagem de vídeo, exibida na posse, a procuradora-geral de Justiça, Ivana Cei, que está cumprindo agenda institucional em Brasília-DF, falou das estatísticas com explosão dos casos de violência contra a mulher e feminicídio, nos anos de 2020 e 2021, com o Brasil ocupando o 5º lugar no ranking mundial de feminicídio, segundo o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos. Destacando que no primeiro semestre de 2021, os assassinatos de mulheres atingiram o maior patamar desde 2017, sempre crescente em momentos de crises econômicas, sociais e sanitárias, e que 2022 será um desafio para o nova comandante.

“Parabéns, coronel Heliane Braga de Almeida! Que sua gestão seja marcada pelo controle da criminalidade, segurança no Estado, além de servir de exemplo e motivação na defesa da igualdade de gênero como essencial condição de justiça social”, manifestou Ivana Cei, que parabenizou também o governador Waldez Góes: “(…) sua atitude, digna de aplausos, supera a sociedade machista e patriarcal, que coloca a mulher numa condição inferior, ainda nos dias de hoje.”.

A solenidade foi prestigiada por gestoras públicas e lideranças femininas da sociedade civil, além de agentes da Segurança Pública Estadual e autoridades de outros Poderes, familiares e amigos da empossada.

Serviço:

Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Amapá
Núcleo de Imprensa
Gilvana Santos – Coordenação
Texto: Gilvana Santos
*Com informações Secom/GEA
E-mail: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *