MP-AP participa de apresentação da Agenda de Desenvolvimento da Região dos Lagos, no Sebrae

Na quinta-feira (7), o procurador de Justiça Joel Chagas representou a procuradora-geral de Justiça do Ministério Público do Amapá (MP-AP), Ivana Cei, na solenidade de apresentação da Agenda de Desenvolvimento, do programa Liderança para o Desenvolvimento Regional (LIDER), realizada na sede do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em Macapá. O documento desenvolvido pela entidade irá contemplar a Região dos Lagos, que engloba os municípios de Amapá, Calçoene, Pracuúba e Tartarugalzinho, e tem o propósito de mobilizar a criação, formulação e implantação de um movimento de crescimento econômico regional sustentável.

O presidente do Conselho Deliberativo Estadual (CDE) do Sebrae, Luiz Iraçu Colares, que realizou a abertura da cerimônia, agradeceu a presença do procurador de Justiça Joel Chagas e mencionou a PGJ do MP-AP, ao citar a importância da parceria e presença do órgão ministerial no evento.

A Agenda de Desenvolvimento Regional Sustentável tem como objetivos definidos promover políticas públicas para o desenvolvimento regional, fortalecer os negócios rurais, com ênfase na agricultura familiar e nas cadeias produtivas da região, e fomentar o empreendedorismo com sustentabilidade ambiental.

A solenidade contou apresentações culturais de grupos de dança e com a presença dos prefeitos dos municípios beneficiados: Reginaldo Barros (Calçoene); Bruno Mineiro (Tartarugalzinho); Antonio Leite Júnior (Pracuúba); e Carlos Sampaio (Amapá).

LIDER

O programa é uma iniciativa do Sebrae para preparar as lideranças dos setores público, privado e do terceiro setor, para serem responsáveis por identificar as demandas locais e agir com foco no desenvolvimento econômico sustentável. No primeiro momento, foi selecionada a Região dos Lagos (Amapá, Calçoene, Pracuúba e Tartarugalzinho), que possui um histórico de aplicação de metodologias do Sebrae.

O procurador de Justiça Joel Chagas parabenizou o projeto que está em andamento e destacou a importância de buscar potencializar o crescimento dos municípios. O membro do MP-AP afirmou o apoio da Instituição à iniciativa.

Também estiveram presentes: consultores facilitadores do Programa LÍDER, Romulo Rende e Vera Lúcia Cutz; gerente da Unidade de Políticas Públicas do Sebrae no Amapá (UPP), Célia Almeida; deputado estadual, Luiz Carlos; Eider Pena, representando a deputada estadual Edna Auzier; presidente do Sindicato das Empresas de Turismo (Sindetur/AP), Josiane Coutinho; presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagem (ABAV/AP), Rosângela Chagas; a presidente do Sistema de Organização das Cooperativas do Brasil (OCB/AP), Maria Nascimento; presidente da Câmara de Vereadores de Pracuúba Darinto Oliveira; presidente da Câmara de Vereadores de Amapá, Kelly Lobato; e demais vereadores e secretários dos municípios da região dos lagos.

Serviço:

Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Amapá
Núcleo de Imprensa
Gilvana Santos – Coordenação
Texto: Fernanda Miranda
E-mail: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *