MP-AP participa de encontro virtual da Rede Acolher de Santana para reforçar estratégias de atendimento às vítimas de violência infanto-juvenil

Em alusão a Campanha Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado no dia 18 de maio, o Ministério Público do Amapá (MP-AP), por meio da Promotoria de Justiça da Infância e Juventude de Santana, participou na sexta-feira (14), do I Encontro virtual de Enfrentamento ao Abuso Sexual Infanto-juvenil, promovido pela Rede Acolher, em parceria com os representantes dos órgãos de proteção da infância do município, via plataforma zoom.

A reunião teve como objetivo debater temáticas sobre a prevenção e alinhar estratégias para o melhor atendimento às crianças e adolescentes vítimas de violência, a fim de fortalecer a importância de acolher de forma segura toda e qualquer suspeita de abuso e exploração sexual infanto-juvenil.

No evento, o psicólogo do MP-AP, Ricardo Silva, explanou a temática acerca da Escuta protegida e depoimento especial; o Conselheiro Tutelar Rosecleo Pantoja Alves, abordou sobre casos de abuso sexual em tempos de pandemia: Estratégias desafios e perspectivas; e a equipe da Vigilância Epidemiológica apresentou brevemente o modelo de Notificação Compulsória que deve ser preenchida pelos agentes sociais, comunicando casos de violência a serem obrigatoriamente denunciadas.

Também presentes e representando os promotores de Justiça Miguel Angel Montiel Ferreira e José Cantuária Barreto, as servidoras Iolanda Ribeiro Martins, assistente social do CAOP IJ e Ana Paula Vieira Costa, assistente social da PJIJ de Santana, respectivamente.

Denuncie

Além da prevenção, o combate a essa realidade exige que os casos sejam denunciados. Portanto, se souber de algum caso de violência sexual infantil, procure o Ministério Público, Tribunal de Justiça, o Conselho Tutelar, delegacias especializadas, polícias militar, federal ou rodoviária e ligue para o Disque Denúncia Nacional, de número 100.

Você pode agir. Proteja nossas crianças e adolescentes. Faça bonito e disque 100.

Serviço:

Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Amapá
Gerente de Comunicação – Tanha Silva
Núcleo de Imprensa
Texto: Halanna Sanches
E-mail: [email protected]
Contato: (96) 3198-1616

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *