MP-AP participa de IV Seminário de Empreendedorismo em Arquitetura e Urbanismo

O subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Administrativos e Institucionais do Ministério Público do Amapá (MP-AP), Nicolau Crispino, participou nesta segunda-feira (4), no Auditório da Faculdade Ceap, da abertura do IV Seminário de Empreendedorismo em Arquitetura e Urbanismo. O evento, realizado pelo Conselho Arquitetura e Urbanismo do Amapá (CAU/AP) e Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR), visa fomentar o empreendedorismo e assistência técnica em educação de interesse social aos profissionais da área.

Conforme o presidente do CAU/AP, César Balieiro, é fundamental a realização de um evento nacional deste porte no Amapá, tanto para a valoração da carreira do arquiteto, quanto para a orientação de como bem proceder na área, dentro da legislação e diretrizes da arquitetura.

“A gente vê muitas pessoas executando a Arquitetura de forma ilegal. Profissionais que não estão regulares com o Conselho, outros que não têm a formação e estão atuando no mercado. O CAU/AP procura tratar isso com cuidado e esse seminário é o primeiro passo da intensificação deste trabalho. É preciso que os órgãos fiscalizadores, como o MP-AP, trabalhem conosco para a melhoria da área no Estado”, comentou César Balieiro.

Por sua vez, o vice-presidente do CAU/BR, Rivaldo Batista, ressaltou que o incentivo ao empreendedorismo é essencial para o setor, sobretudo em um estado fronteiriço.

“Como o Amapá é o estado brasileiro que faz fronteira com a Europa, empreender numa cidade fronteiriça agirá diretamente no aquecimento da economia. Além disso, o Seminário estimulará os profissionais e acadêmicos a verem a habitação de interesse social com outro olhar e incentivá-los a trabalhar essa produção ”, comentou.

Durante seu pronunciamento, o subprocurador-geral de Justiça falou sobre a importância do evento para a comunidade acadêmica e, principalmente, para o caráter social do simpósio.

“Além de esclarecer dúvidas dos presentes e o aprimoramento técnico dos profissionais que atuam em construções voltadas para a população mais carente, como conjuntos habitacionais, este tipo de encontro é fundamental na evolução do setor. Estou feliz por participar deste seminário e parabenizo seus realizadores pela iniciativa. Podem contar com o apoio do Ministério Público do Amapá”, pontuou Nicolau Crispino.

Também participaram da mesa solene da abertura, o conselheiro do Conselho Federal de Arquitetura, Humberto Mauro, e o secretário de Estado de Cidades, João Henrique Pimentel. Prestigiaram o evento conselheiros do CAU/BR e membros do CAU/AP, arquitetos e acadêmicos de Arquitetura.

O evento encerrará nesta terça-feira (5), no Auditório da Escola Estadual Augusto Antunes, no município de Santana.

SERVIÇO:

Elton Tavares e Sávio Leite
Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Amapá
Contato: (96) 3198-1616
E-mail: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *