MP-AP participa de lançamento do livro Políticas Públicas de Prevenção à Violência contra a Mulher no MPDFT

A procuradora de Justiça do Ministério Público do Amapá (MP-AP), Socorro Milhomem Moro, participou nesta quarta-feira (20), na Fundação Escola do Ministério Público doEvento Dra. Socorro 4 Distrito Federal e Territórios (MPDFT), em Brasília (DF), do lançamento do livro, “Políticas Públicas de Prevenção à Violência contra a Mulher”, coordenado pelos promotores de Justiça do MPDFT Bruno Amaral Machado e Thiago Pierobom, com a socióloga da Universidade de São Paulo (USP), Wânia Pasinato. A obra foi escrita por promotores de justiça do MPDFT.

Segundo a pesquisa realizada pelo DataSenado em 2018, sobre violência doméstica, demonstra que no ano de 2017, 29% das mulheres entrevistadas afirmaram ter sofrido algum tipo de agressão, independentemente de raça, idade ou nível social. A obra permite uma análise sobre a criação, monitoramento e efetividade das políticas públicas voltadas à temática violência contra as mulheres no Brasil.

O livro é dividido em três categorias: na primeira parte, os artigos “O direito de acesso a informações sobre violência contra a mulher no Brasil”, de Paula Martins, “Igualdade de gênero no currículo escolar: os significados na Lei Maria da Penha até a Judicialização da política educacional”, de Ingrid Viana Leão, “Violência doméstica, mercado de trabalho feminino e o papel do setor privado no enfrentamento à violência contra a mulher”, de José Raimundo Carvalho e Victor Hugo de Oliveira, “Para além da violência doméstica: o reconhecimento das situações de feminicídio como imperativo para a eficácia das políticas de prevenção”, de Ana Paula Portella.

Evento Dra. Socorro 5Já na segunda parte, os textos “Violência de gênero contra as mulheres e saúde mental: psiquiatrização, silenciamento e invisibilidades”, de Valeska Zanello, “A percepção dos agentes institucionais sobre a rede especializada de atendimento às mulheres que sofrem violência por parceiro íntimo”, de Tiago Ferreira de Assis e Suely Ferreira Deslandes, “Avaliação e gestão de risco para mulheres em situação de violência doméstica e familiar: a experiência da rede de enfrentamento a violência de Canoas/RS”, de Marlene Neves Strey e Renata Teixeira Jardim, “Mulheres negras e violência doméstica: decodificando os números”, de Suelaine Carneiro.

E na última parte, os trabalhos “A experiência do Pro Paz mulher: reflexões acerca dos limites e potencialidades dos centros integrados”, de Luanna Tomaz de Souza, Milene Maria Xavier Veloso e Ivonete Pinheiro, “Violência contra as mulheres e homens autores de violência: os serviços de responsabilização”, de Jacqueline Pitanguy e Leila Linhares Barsted, “Grupos reflexivos: notas sobre os desafios para a construção de responsabilização, redução de violência e efetividade de programas para homens autores de violência contra as mulheres”, de Adriano Beiras, Marcos Nascimento e Caio Henrique de Mendonça Chaves Incrocci, “Patrulhas Maria da Penha no Estado do Rio Grande do Sul: análise dos avanços e desafios dos cinco anos da experiência pioneira desta política pública de prevenção à violência de gênero”, de Patrícia Krieger Grossi e Marlene Inês Spaniol. Todos os estudos foram produzidos por pesquisadores e pesquisadoras na área de violência e gênero atuantes em universidades de diferentes estados brasileiros.

A procuradora de justiça do órgão ministerial amapaense recebeu um exemplar da obra, doada para o Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF/MP-AP), coordenado por ela. Socorro Milhomem pontuou a importância do lançamento do livro em esclarecer e conscientizar a população sobre a prevenção à violência, assim como, a conscientização das políticas públicas criadas para evitar que esse ato continue sendo um problema crônico em nossa sociedade.

“Fiquei feliz em participar do lançamento desta obra tão importante para a garantia dos direitos das mulheres. Agradeço o livro doado ao nosso CEAF. Estamos percorrendo os Centros de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional dos MP’s do Brasil para estreitar o diálogo e trocar experiências. Os conhecimentos adquiridos serão levados para auxiliar nas nossas ações no Amapá”, comentou Socorro Milhomem.

Serviço:

Elton Tavares, com informações do MPDFT
Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Amapá
Contato: (96) 3198-1616
E-mail: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *