MP-AP participa de Seminário Virtual da Rede Abraça-me para discutir estratégias de enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes

Neste 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, o Ministério Público do Amapá (MP-AP) participou do seminário virtual “Violência sexual contra crianças e adolescentes: estratégia de enfrentamento”, promovido pela rede Abraça-me. As ações de conscientização, palestras e seminários ocorreram de forma on-line, com transmissão no facebook, e reforçaram a importância pela mobilização da sociedade e órgãos competentes no combate da violência sexual contra a população infanto-juvenil.

A ação faz parte das programações alusivas à data, que aconteceram nos dias 17 e 18 e contou com a participação das assistentes sociais do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude (CAO-IJ) do MP-AP, Séfora Rola e Iolanda Martins, e de representantes de diversas instituições que compõem a rede e trabalham de forma conjunta em atividades que fomentam a divulgação de informações para defesa a dos direitos de crianças e adolescentes.

Com abordagem sobre “Desafios no combate à exploração sexual contra crianças e adolescentes”, a servidora do MP-AP, Séfora Rola, explicou sobre a temática com base na Constituição Federal, Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e leis que dão elementos sobre o direito e proteção desse público.

“O Brasil vem construindo, do ponto de vista legal, o direito da criança e do adolescente, segurança jurídica positivada através das leis. A família, sociedade e Estado são responsáveis pelos direitos fundamentais, para que o público infanto-juvenil possa se desenvolver de forma plena”, pontuou Séfora Rôla.

Gardênia Araújo, do Hospital da Criança e do Adolescente (HCA), também participou explanando sobre “Gravidez na adolescência: estratégias de prevenção e atendimento”, encerrando os dois dias de evento.

A Rede Abraça-me é uma rede de enfrentamento ao abuso e exploração sexual infanto-juvenil no Estado do Amapá que articula ações preventivas, e também visa aperfeiçoar e agilizar os atendimentos às vítimas.

Serviço:

Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Amapá
Gerente de Comunicação – Tanha Silva
Núcleo de Imprensa
Texto: Halanna Sanches
E-mail: [email protected]
Contato: (96) 3198-1616

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *