MP-AP participa do lançamento da campanha “Viva a Vida. Você não está sozinho”, promovida pela Alap

Foto: Kitt Nascimento

Na última terça-feira (10), no Plenário da Assembleia Legislativa do Amapá (Alap), houve o lançamento da campanha “Viva a Vida. Você não está sozinho”, uma iniciativa da Casa de Leis, com objetivo de abordar temas como o enfrentamento ao suicídio e a importância dos cuidados com a saúde mental. O Ministério Público do Amapá (MP-AP) foi representando no evento pelo coordenador das Promotorias de Defesa da Saúde, promotor de Justiça André Araújo.

“O start da campanha foi dado a partir de uma ideia inicial minha, de produzir um videoclipe de uma canção do cantor amapaense Nivito. A ideia foi aceita pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Kaká Barbosa (PL), e envolveu os compositores e cantores amapaenses, que deram vozes ao hino de valorização da vida”, explicou o deputado estadual e médico Dr. Furlan.

A campanha é protagonizada por artistas amapaenses, que juntos produziram uma música e um clipe, atém de outras peças de marketing, que serão distribuídas aos veículos de comunicação, pela Alap. “Esse projeto não é da Assembleia Legislativa, e sim da população. Se nós não buscarmos conscientizar que o suicídio é uma coisa séria, o índice pode aumentar ainda mais”, destacou o presidente Kaká Barbosa, na última semana, ao dividir a ideia com diversos setores da imprensa, que aderiram ao projeto.

Foto: Kitt Nascimento

Em sua fala, o promotor André Araújo destacou a importância dessas ações, à exemplo do projeto “Atuação Pela Vida”, realizado pela Promotoria de Defesa da Saúde, em parceria com o Ambulatório de Atenção à Crise Suicida (Ambacs), e que também foi idealizado com propósito de despertar atenção da sociedade e fortalecer a discussão sobre os cuidados com a saúde mental.

“Vejo com grande satisfação a iniciativa desta Casa, no sentido de também divulgar esse tema, que tanto nos preocupa: a saúde, E, em especial, a saúde mental, que de fato, passa por grandes dificuldades. Essa matéria merece muita atenção de todos os órgãos. Acredito que iniciativas como essa podem muito contribuir para a redução dos índices de suicídio do Estado. Agora, além disso, é preciso melhorar as condições de vida da nossa população. O Brasil continua sendo um país muito desigual e, essa desigualdade, que também inclui o Estado do Amapá, sem dúvida, contribui para a saúde mental das pessoas”, destacou André Araújo.

Foto: Kitt Nascimento

O promotor finalizou sua intervenção reforçando que saúde não é só ausência de doenças. “É o completo quadro de bem estar físico, mental e social, como diz a Organização Mundial da Saúde (OMS). É preciso melhorar, sim, as condições de vida, seja no saneamento, na educação ou na saúde, para que essa população também se sinta feliz e perceba que é possível crescer em um país com mais oportunidades. A redução dessas desigualdades e a melhoria nas condições de vida dos amapaenses, com certeza, é uma obrigação nossa e seria fundamental para diminuir, também, várias doenças, especialmente as mentais”, frisou.

Foto: Kitt Nascimento

O psicólogo e coordenador da Amabcs, Dr. Washington Brandão, falou dos atendimentos realizados no Ambulatório e destacou a importância da música enquanto ferramenta de expressão da emoção, o que deve contribuir com a campanha, no sentido de propagar a mensagem com mais facilidade e de forma lúdica. Chamou também a atenção dos parlamentares para a importância de institucionalizar o atendimento psicológico na rede municipal e estadual, compreendendo o direito à vida enquanto uma diretriz presente na Constituição Federal.

SERVIÇO:

Ana Girlene
Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Estado do Amapá
Contato: (96) 3198-1616
E-mail: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *