MP-AP participa do seminário “Sudam nos Estados – Diálogos com quem promove o desenvolvimento regional na Amazônia”

O ouvidor do Ministério Público do Amapá (MP-AP), promotor de Justiça Paulo Celso Ramos, representando a procuradora-geral de Justiça do MP-AP, Ivana Cei, participou nesta segunda-feira (20), no Palácio do Setentrião, do seminário “Sudam nos Estados – Diálogos com quem promove o desenvolvimento regional na Amazônia”. A ação é promovida pela Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), órgão ligado ao Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), que está em Macapá para receber diretamente de gestores e técnicos do estado as demandas de diversas áreas, para debater sobre perspectivas e projetos como instrumentos de desenvolvimento regional.

A ação é itinerante e percorre as capitais da Região Amazônica. O Amapá é o sexto estado a receber a caravana da Sudam. A abertura do evento foi feita pelo governador do Estado, Waldez Góes, que ressaltou a importância do encontro.

“Estamos focando numa agenda daquilo que é convergente para a gente da Amazônia Legal. Já estamos calejados com o sentimento de que, ou a gente escolhe aquilo que realmente podemos realizar e verticalizar, ou então continuaremos em cima de experiências. Pretendemos fazer isso juntos, sem cor partidária, dialogando e trabalhando com todos”, destacou Waldez Góes.

Por sua vez, a superintendente da Sudam, Louise Caroline Löw, ressaltou que a iniciativa renova e reforça a missão institucional da Sudam, que é a real promoção do desenvolvimento includente e sustentável da região. Ela enfatizou que conhecer e entender a realidade local faz toda a diferença”, comentou a gestora.

“A Sudam, com essa iniciativa de vir in loco nos Estados, visa ouvir gestores e técnicos do Amapá. Como não somos um órgão somente de financiamento, mas também de planejamento, desta forma identificamos as demandas e assim nortear o trabalho e ações efetivas para melhorar a vida no Amapá como um todo.

O ouvidor do MP-AP elogiou a iniciativa e destacou que o órgão ministerial se coloca à disposição para auxiliar a iniciativa no que for possível, pois sempre trabalha em favor da sociedade amapaense.

“Agradeço o convite feito ao MP-AP para participar deste momento. Eu, como amapaense, me sinto muito feliz com todo esse trabalho que tem sido feito e parabenizo a excelente iniciativa da Sudam em escutar gestores e técnicos. Uma ação sem política partidária, onde todos se unem para planejar e executar o desenvolvimento do nosso estado. O Ministério Público está em todas as cidades do Amapá e temos conhecimento da falta de acesso da população à todos os tipos de serviços.  Também parabenizo o governador Waldez Góes em se colocar à disposição desta proposta, com secretários de estado e demais envolvidos. Em nome da nossa procuradora-geral de Justiça, Dra. Ivana Cei, colocamos o Ministério Público à disposição para somar e contribuir com tudo aquilo que for possível”, frisou Paulo Celso Ramos.

Mais sobre a caravana da Sudam

A Sudam, que atua nos nove estados da Amazônia Legal (MA, PA, AP, RR, RO, AC, AM, MT, TO), percorre essas unidades da Federação com o propósito de coletar subsídios para propor medidas que facilitem o acesso dos estados, municípios, setores produtivos e outros atores aos recursos federais, por meio dos instrumentos de ação da Superintendência.

Além disso, os levantamentos irão subsidiar a elaboração das Diretrizes e Prioridades do Fundo Constitucional de Financiamento do Norte-FNO, do Fundo de Desenvolvimento da Amazônia-FDA e outras ferramentas da Sudam para fomentar o desenvolvimento includente e sustentável das localidades.

Plano Regional de Desenvolvimento da Amazônia

Na oportunidade, a Autarquia também apresentou os principais pontos do Plano Regional de Desenvolvimento da Amazônia (PRDA) 2020-2023, instrumento de planejamento do desenvolvimento regional que norteia as ações da Sudam e cujo principal objetivo é promover a redução das desigualdades regionais através da geração de emprego e renda, do crescimento econômico, da qualidade de vida e da internalização da riqueza regional.

Autoridades presentes

Além do governador, representante do MP-AP e a superintendente da Sudam, compareceram ao evento prefeitos das cidades de Pedra Branca do Amapari, Tartarugalzinho, Itaubal e Calçoene, Beth Pelaes, Bruno Mineiro, José Serafim e Reinaldo Barros. O secretário de Finanças de Santana, Jesus Vidal, representou o prefeito Sebastião Bala Rocha; os dos diretores da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia, André Carvalho e Roger Araújo; representantes dos senadores Randolfe Rodrigues e Davi Alcolumbre, o professor Charles Chelala e o suplente Josiel Alcolumbre, respectivamente; a coordenadora da Bancada Federal do Amapá, deputada Aline Gurgel; a reitora da Universidade Estadual do Amapá (Ueap), Kátia Paulino; a vice reitora da Universidade Federal do Amapá (Unifap), Simone Delfim; o  presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/AP, Iraçu Colares; o chefe geral da Embrapa/AP, Antônio Cláudio Carvalho; os deputados estaduais Jesus Pontes e Paulo Lemos; o presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado do Amapá, Teles Jr. e o secretário de Estado do Planejamento,  Eduardo Tavares. Também estavam presentes  a imprensa e sociedade civil.

Serviço:

Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Amapá
Gerente de Comunicação – Tanha Silva
Núcleo de Imprensa
Texto: Elton Tavares
E-mail: [email protected]
Contato: (96) 3198-1616

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *