MP-AP por meio do Núcleo de Apoio Técnico e Administrativo oferta capacitação em Psicologia Jurídica

O Ministério Público do Amapá (MP-AP), por meio do Núcleo de Apoio Técnico e Administrativo (NATA), promoveu, da última segunda-feira até quarta-feira (11 a 13), capacitação em Psicologia Jurídica no Complexo Cidadão Centro. O objetivo é atualizar os analistas na área de psicologia sobre a elaboração de laudos e pareceres técnicos.

O curso teve como palestrante a prof. Doutora Elisa Krüger e faz parte do projeto de reestruturação do NATA, alinhado ao Planejamento Estratégico do órgão ministerial. O núcleo foi criado pelo MP com o objetivo de fortalecer a atividade de assessoramento técnico às Promotorias de Justiça.

A promotora de Justiça Gláucia Porpino Crispino, coordenadora do NATA e gerente do projeto estratégico, ressalta a importância dessa capacitação para os profissionais de psicologia e também para o plano de reestruturação.

“Esse curso foi bastante almejado por todos nós, principalmente pela equipe do NATA, uma vez que está dentro do plano do Planejamento Estratégico que visa reformular a atuação do Núcleo, a fim de otimizar a atuação de todos os técnicos, focando agora na capacitação dos psicólogos de todo o órgão”, pontuou a promotora de Justiça.

Segundo a gerente operacional do projeto de reestruturação do NATA, Carla Sebastiani, além da importância de reformular o núcleo, esclarece que a capacitação melhora os serviços prestados pelos técnicos.

“A ideia é capacitar as pessoas, promover esse alinhamento teórico para que a gente possa prestar serviços com mais qualidade, com mais eficiência para todas as promotorias, para todos os órgãos de execução do Ministério Público”, ressalta Carla Sebastiani.

Elisa Krüger pontuou a importância de tal formação para os psicólogos do Ministério Público, visando a atualização dos mesmos com as novas normas para a elaboração de laudos e pareceres técnicos.

“Esse trabalho tem pertinência bastante importante, inclusive neste atual momento de ampliação dos serviços do MP, fazendo com que os colegas tenham acesso ao que há de mais moderno no Brasil e no exterior em termos de avaliação psicológica, para que eles possam prestar um serviço de maior qualidade ainda para a população”, pontuou a prof. Doutora Elisa Krüger.

Sobre a palestrante

Elisa Walleska Krüger Alves da Costa é Doutora e Mestre em Psicologia Clínica e Cultura pela Universidade de Brasília (UnB). Atuou como professora substituta do Departamento de Psicologia Clínica e Cultura da UnB e em diversas universidades particulares. Presidente do INSTITUTO PERSONNA de Estudos, Pesquisas e Intervenções em Criminalidade, Violência e Direitos Humanos. Especialista em Psicologia Jurídica e Perita Forense.

Também é autora do livro PSICOLOGIA FORENSE: UMA ABORDAGEM CRÍTICO COMPLEXA e de diversos artigos e reportagens sobre Direitos Humanos, feminismo islâmico, a questão do Sahara Ocidental, situação sócio-política do Magreb, islamofobia e relações culturais Magreb/América Latina. Membro do Centro Latino Americano de Estudos sobre o Magreb e Fundadora da Aliança Internacional Brasil-Marrocos.

Consultora e livre docente na área de Direitos Humanos. Ex-membro do Comitê Nacional de Prevenção e Combate à Tortura da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República do Brasil. Peticionária do IV Comitê sobre o Sahara Ocidental nas 70a. e 74a. Assembleias Gerais das Nações Unidas, em Nova York. Membro do Observatoire Universitaire des médias espagnols et latino-américains da Universidade Mohammed V de Rabat – Marrocos. Professora, tutora e pesquisadora da Universidade Internacional Rose-Croix – URCI.

SERVIÇO:

Elton Tavares – Diretor de Comunicação
Texto: Vanessa Albino
Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Amapá
Contato: (96) 3198-1616
E-mail: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *