MP-AP promove Curso de LIBRAS para membros e servidores

O Ministério Público do Estado do Amapá (MP-AP), nesta segunda-feira (7), em sua sede no Araxá, deu início ao Curso de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), para membros e servidores da Instituição. A capacitação, que é uma iniciativa da Promotoria de Defesa dos Direitos Constitucionais, em conjunto com o Centro de Apoio Operacional da Cidadania, ambos coordenados pelo promotor de Justiça Paulo Celso Ramos, faz parte do plano estratégico de 2017 e objetiva contribuir para o aperfeiçoamento da democracia e da paz social, realizando estudos práticos da língua de sinais, e, com isso, melhorar o atendimento e a interação com a comunidade surda.

A formação em LIBRAS promovida pelo MP-AP é uma parceria com o Centro de Atendimento ao Surdo (CAS), dirigido por Núbia Pastana. O curso é realizado na modalidade presencial, tem duração de quatro meses e será executado em quatro módulos de 20 horas semanais, nos seguintes períodos:

1ª Etapa – 07 a 11 de agosto – das 14:00 às 18:00h.

2ª Etapa – 18 a 22 de setembro – das 14:00 às 18:00h.

3ª Etapa – 09 a 13 de outubro – das 14:00 às 18:00h.

4ª Etapa – 06 a 10 de novembro – das 14:00 às 18:00h.

A etapa inicial será ministrada pela professora Maria José Noronha, primeira pessoa surda concursada no Amapá e aprovada em curso de Letras da UNIFAP. O curso será desenvolvido através de aulas expositivas, utilizando o datashow; apresentação e explicação da estrutura e história da Língua de Sinais; trabalhos práticos; apresentação e explicação dos conteúdos propostos; leitura de frases em fichas; diálogos; trabalhos individuais.

Inicialmente, o curso era um projeto a ser desenvolvido apenas na Promotoria de Defesa dos Direitos Constitucionais, mas IMG 1144percebendo a importância da capacitação para todo o quadro de funcionários do MP-AP, a PJ expandiu o acesso às aulas e demais Promotorias de Justiça integrantes do Complexo Cidadão Zona Norte, CAOP-IJE, Promotorias de Santana e Administração Superior.

De acordo com o promotor Paulo Celso Ramos, o curso representa um grande marco para o MP-AP e com isso estabelecerá um contato mais próximo com todas as pessoas que possuem algum tipo de deficiência auditiva.

“A realização do curso de capacitação em LIBRAS aos membros e servidores do MP-AP tem um objetivo social, diante da necessidade de integrar e tornar acessível à comunidade surda os serviços oferecidos pelo Ministério Público amapaense”, ressaltou o promotor.

SERVIÇO:

Ascom/MP-AP
Contato: (96) 3198-1616
Email:[email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *