MP-AP promove encontro de conexão humana “Entre Olhares”

O Núcleo de Mediação, Conciliação e Práticas Restaurativas de Santana, coordenado pela promotora de Justiça Silvia Canela, promoveu, neste sábado (23), na Praça da Samaúma (Araxá), o encontro “Entre Olhares: Um Experimento de Conexão Humana”. A iniciativa é uma adesão ao movimento mundial de aproximação entre as pessoas através do olhar.

A atividade foi aberta ao público e permitiu a interação entre estranhos por meio do cruzamento de olhares, sem a necessidade de palavras. O encontro aconteceu em mais de 73 países, simultaneamente, promovendo uma espéficie de conexão e comunicação global. No Brasil, 24 cidades aderiram, incluindo Macapá, onde foi realizado pela primeira vez.

“Um minuto é pouco, quando a gente quer realmente olhar para o outro. Olhar nos olhos traz paz. As pessoas ficam desconfiadas achando que o outro quer descobrir alguma coisa, mas não é isso. É algo bom e prazeroso. Basta transmitir boas energias. A tecnologia é positiva, mas tem afastado as pessoas. Você não consegue mais ter uma conexão real com o outro. É tudo virtual”, disse a psicóloga do Núcleo, Neiva Melo.

Para o estudante Cleici Nascimento, de 18 anos, que participou da experiência, o encontro foi bastante interessante. “Eu percebi que com o olhar você fala muita coisa. Eu particularmente gosto de conversar olhando nos olhos, mas muitos preferem desviar. Hoje eu conheci pessoas de uma forma completamente diferente e descobri que você pode arrancar sorrisos com o olhar”, manifestou. O encontro encerrou com as apresentações dos poetas Pedro Stkls e Thiago Soeiro, criadores do grupo litero-musical “Poetas Azuis” e da contadora de história e socióloga Ângela Carvalho.

O Núcleo de Mediação, Conciliação e Práticas Restaurativas do Ministério Público do Amapá (MP-AP) desenvolve múltiplas atividades com o intuito de disseminar a cultura da paz, buscando isso através da mediação, conciliação e das práticas restaurativas. Dessa maneira, o MP-AP atua mais próximo da comunidade, estabelecendo políticas públicas que fornecem proteção para a família, concretizando os direitos humanos e a pacificação social.

Além deste encontro, o Núcleo é responsável por diversas ações com o mesmo objetivo, como, por exemplo, a Mediação Transformativa, Círculos Restaurativos, Constelações Sistêmicas, Oficina da Parentalidade e o Projeto Escola Restaurativa.

SERVIÇO:

Ana Girlene/
Rafaela Bitencourt
Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Estado do Amapá
Contato: (96) 3198-1616/(96)
Email: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *