MP-AP realiza formação em “Estudo Científico de Cargos”

O Ministério Público do Amapá (MP-AP) realizou nesta segunda-feira (24), a abertura da formação em “Estudo Científico de Cargos – Perfil Profissiográfico”, realizado pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (CEBRASPE) – entidade especializada contratada pela Administração Superior do MP-AP. O objetivo é preparar os psicólogos do quadro efetivo do órgão ministerial para elaboração do estudo científico necessário para o provimento de cargos de membros e servidores que ingressarão nos próximos concursos da instituição.

A capacitação é necessária, pois a Lei Orgânica do Ministério Público do Amapá fala da avaliação psicológica como fase eliminatória do concurso para o cargo de membro e a Lei 2.200/2017 para os cargos de servidores. Cumprido este primeiro requisito legal, deve-se levantar o perfil profissiográfico de cada cargo pretendido.

Nesse sentido, a contratação do CEBRASPE é um investimento na qualificação dos profissionais do MP-AP para que estejam aptos a realizar esse estudo para futuras contratações para o quadro de pessoal da instituição.

Perfil Profissiográfico

Referente ao registro detalhado das tarefas a serem efetuadas ou próprias de uma profissão, bem como o modo como elas devem ser desenvolvidas. O perfil profissiográfico também traz as características psicológicas desejadas e as restritivas ao exercício da função.

Sobre a capacitação e participantes

A formação, que acontecerá ao longo desta semana nas dependências do MP-AP, é voltada para os psicólogos efetivos da instituição e abrangerá questões teóricas, técnicas e práticas para o levantamento de perfil profissiográfico, que precisa constar nos respectivos editais de seleção.

A coordenação do curso é feita pelo servidor Ricardo Barbosa Silva, fiscal do contrato celebrado com o CEBRASPE e psicólogo do quadro efetivo do MP-AP. “Com esse curso, os psicólogos do MP-AP serão habilitados para traçar o perfil dos cargos que compõem a instituição. A PGJ e demais membros da Administração Superior da instituição sabem da importância dessa qualificação aos profissionais da área e o CEBRASPE possui a expertise necessária para atingirmos nossos objetivos”, frisou Ricardo Barbosa.

“Além de qualificarmos os profissionais do MP-AP, o investimento se justifica pela necessidade cumprimento da legislação própria da instituição para futuras contratações para o nosso quadro de membros e servidores”, pontuou a procuradora-geral de Justiça, Ivana Cei.

Serviço:

Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Amapá
Gerente de Comunicação – Tanha Silva
Núcleo de Imprensa
Texto: Elton Tavares
E-mail: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *