MP-AP recebe imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré

A Procuradoria-Geral do Ministério Público do Amapá (MP-AP) recebeu, na manhã desta quinta-feira (22), a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré. A peregrinação da Santa pelas instituições públicas faz parte dos preparativos para o Círio de Nazaré, que será realizado na capital amapaense no dia 8 de outubro de 2017, segundo domingo do referido mês.

O tema deste ano é “Nazaré, Fátima, Aparecida: sempre Maria!”, uma alusão aos vários e diferentes nomes que Maria recebe, mas que não mudam o fato de que ela é a mesma Mãe de Jesus Cristo e possui o objetivo de exaltar a maternidade de Maria.

A peregrinação da imagem começou no início do mês. A Santa percorrerá, até o dia que antecede o Círio de Nazaré, cerca de 60 locais, entre órgãos públicos, hospitais, igrejas e prédios da iniciativa privada em Macapá. A ação, que visa congregar fiéis para a celebração católica em honra à Nossa Senhora, é coordenada pela Diocese de Macapá, e conta com 30 voluntários que se revezam a cada visita nas instituições.

Na recepção da imagem ocorreu queima de fogos, apresentação da banda da Polícia Militar do Amapá (PM-AP). Na ocasião, o bispo Dom Pedro Conte celebrou Missa no auditório do órgão ministerial, com a participação do Coral do MP-AP e presença de membros e servidores da instituição, que receberam as bênçãos da Santa.

Durante a missa, o procurador-geral de Justiça do MP-AP, Márcio Alves, ressaltou a importância da fé, independente da religião, para o ser humano seguir pelo caminho do bem, e destacou que o Círio de Nazaré proporciona essa reflexão à sociedade.

“Eu sei que estamos todos aqui com o coração limpo e pedindo a proteção da nossa senhora. Infelizmente, percebemos que o mundo está cercado de raiva, ira e rancor. Esperamos que a Santa nos proteja, abençoe nossas famílias e nosso trabalho, para que possamos desenvolver nossas atividades e seguir a ofertar justiça para todos com amor, fé e esperança”, pontuou o PGJ.

O Círio de Nazaré

O Círio de Nazaré em Macapá é a maior festa religiosa do Estado e acontece há mais de 70 anos, sempre no segundo domingo de outubro. Com um percurso de 4 quilômetros, a procissão sai do Santuário Nossa Senhora de Fátima, no bairro Santa Rita, pelas ruas de Macapá, até a Igreja São José. A manifestação católica faz parte do calendário histórico e cultural do Amapá.

Em 2016, a Procissão do Círio contou com a presença de aproximadamente 130 mil pessoas. Este ano são esperados mais de 140 mil fieis na peregrinação pelas ruas da capital amapaense, com cerca de 800 voluntários no apoio do translado pelas vias da cidade. Os dados foram fornecidos pela coordenação do evento.

Serviço:

Elton Tavares
Assessoria de comunicação do MP-AP
Contato: (96) 3198-1616
E-mail: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *