MP-AP recebe visita de psicólogas integrantes da Comissão de Qualidade de Vida do TCE-AP

O chefe de Gabinete da Procuradoria-Geral do Ministério Público do Amapá (MP-AP), promotor de Justiça João Furlan, representando a procuradora-geral de Justiça do MP-AP, Ivana Cei, recebeu, nesta terça-feira (8), na Procuradoria-Geral de Justiça – Promotor Haroldo Franco, visita institucional das psicólogas Keity Uana Góes e Yuiara Nobre, que são assistentes de Gabinete integrantes da Comissão de Qualidade de Vida do Tribunal de Contas do Estado do Amapá (TCE-AP).

De acordo com as psicólogas do TCE, as ações com resultados positivos executados pelo Setor de Saúde Ocupacional e Qualidade de Vida do MP-AP despertaram o interesse de implementar a metodologia no Tribunal de Contas. O objetivo do encontro foi conhecer os serviços e atividades desenvolvidas pelo MP-AP, bem como apresentar os trabalhos por eles desenvolvidos e propor parcerias para implementação de novos serviços, voltados para saúde mental e qualidade do trabalhador dessas Instituições.

O chefe de Gabinete do órgão ministerial agradeceu a visita e destacou o importante trabalho que está sendo desenvolvido na Instituição – com intuito de levar melhor qualidade de vida para membros, servidores, estagiários e terceirizados do MP-AP.

Na ocasião, foram apresentadas pela assessora técnica do MP-AP, Carla Pena, as atividades em andamento, tais quais a terceirização dos serviços de saúde ocupacionais, Ação MP+Saúde, Ações Educativas durante Pandemia, Exames Ocupacionais, CoronaFone, serviços de testagens e demais atividades voltadas para a contenção da Pandemia, no âmbito interno da Instituição.

A técnica em enfermagem do Serviço Social da Indústria (Sesi/AP), que é contratado pelo MP-AP para auxiliar nas ações do Programa de Qualidade de Vida, Lia Lopes, destacou o funcionamento do Coronafone apresentando os dados estatísticos dos atendimentos, ressaltando que este Serviço tornou-se de grande relevância para orientações, esclarecimentos de dúvidas, mapeamento e acompanhamentos dos casos da Covid-19 na instituição.

As Psicólogas Keity Uana Góes e Yuiara Nobre apresentaram os serviços de qualidade de vida desenvolvidos pelo TCE/AP, destacando:

“A Psicologia é uma ciência que estuda o ser humano como um todo integrado, e analisa os comportamentos dos mesmos, dentre vários aspectos. No TCE são desenvolvidas inúmeras ações de combate à pandemia e cuidados com a saúde mental. Os projetos visam criar uma consciência de que todos unidos em uma única causa, tudo se concretiza com amor e leveza. Quem não se compadece com a dor e com o sofrimento do outro, está doente da alma. E quando falamos de saúde e doença, precisamos nos esforçar para enxergar o mundo não apenas a partir do nosso ponto de vista mas também se colocar no lugar do outro, procurando compreender seus sentimentos e emoções, bem como os limites e possibilidades de se e estar no mundo”, frisou Keity Uana.

Na oportunidade, as servidoras do TCE reforçaram o interesse em firmar parcerias para desenvolver projetos futuros com o MP-AP. Houve ainda uma visita ao espaço destinado aos atendimentos médicos ocupacionais e de psicologia do órgão.

“Em nome da nossa procuradora-geral de Justiça, Dra. Ivana Cei, agradeço a visita e o interesse do TCE/AP. A atuação do nosso Setor de Qualidade de Vida, sobretudo durante esse período de pandemia, foi muito eficiente. A administração deu todo o apoio necessário para isso. Dessa forma, cuidamos de todos os que compõem nossa instituição e, além de atender membros e servidores do MP-AP, a saúde das pessoas que aqui trabalham reflete na eficiência do serviço de alto nível prestado à sociedade. É essencial que as instituições fortaleçam ações desta natureza”, pontuou o chefe de Gabinete do MP-AP.

Também participaram da visita, presencialmente, o servidor Pedro da Conceição, e o psicólogo Ricardo Barbosa (este último por meio de vídeo chamada).

Serviço:

Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Amapá
Gerente de Comunicação – Tanha Silva
Núcleo de Imprensa
Texto: Elton Tavares, com informações da assessora técnica Carla Pena.
Contato: [email protected]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *