MP-AP reúne com diretores das UBSs para ajustar atendimento na vacinação contra a influenza e HPV

Para dar início ao levantamento nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Macapá sobre a execução da segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe (influenza) destinado aos idosos e professores, a Promotoria de Defesa da Saúde reuniu nesta terça-feira (18), com os diretores das unidades, por meio virtual. O objetivo é apurar denúncias encaminhadas ao Ministério Público do Amapá (MP-AP) quanto ao atendimento e indisponibilidade da imunização pelo período da tarde, bem como da ausência da vacina HPV em algumas UBSs da capital.

A Prefeitura de Macapá divulgou que a vacinação contra influenza ocorre no período de 11 de maio a 8 de junho, para pessoas com idade de 60 anos ou mais e professores, no horário de 8h às 17h, com identificação das Unidades Básicas que estão aplicando o imunizante. Porém, usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) denunciaram dificuldades para receber a vacina contra a gripe e reclamaram do tratamento dispensado pelas equipes de imunização.

Na reunião, coordenada pela promotora de Justiça e coordenadora das Promotorias de Defesa da Saúde, Fábia Nilci, foi abordado a questão do não cumprimento dos horários nas UBSs, oportunidade na qual os diretores participantes se comprometeram em conversar com as respectivas equipes de imunização para fazerem as devidas correções para o pleno atendimento, principalmente dos idosos, com excelência na prestação do serviço público.

A assessora técnica da Promotoria da Saúde, Elizete Paraguassú, responsável por realizar inspeções periódicas nas Unidades de Saúde, informou que a atividade foi suspensa por conta da pandemia. Como alternativa, o MP-AP propôs a realização de encontros virtuais mensais.

Todos os gerentes das UBSs participantes, além do compromisso de melhorar o atendimento da vacinação contra gripe e outras disponíveis, como HPV, que irão se reunir para definir o melhor dia da semana e horário para a reunião mensal, por meio virtual.

“Essas reuniões virtuais são importantes para nossa aproximação com as equipes das Unidades Básicas de Saúde e assim verificarmos as necessidades deles para essa prestação de serviço de excelência à população”, pontuou Fábia Nilci.

Serviço:

Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Amapá
Gerente de Comunicação – Tanha Silva
Núcleo de Imprensa
Texto: Gilvana Santos
Contato: (96) 3198-1616
E-mail: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *