MP Eleitoral divulga balanço da fiscalização neste segundo turno das eleições no Amapá

Neste segundo turno das eleições, o Ministério Público Eleitoral (MP Eleitoral), com apoio das polícias Federal, Civil e Militar, atuou na fiscalização de crimes eleitorais em Macapá-AP e nos municípios do interior. No total, cinco pessoas foram presas e outras oito conduzidas à delegacia para prestarem depoimento. Houve também a apreensão de mais de R$ 2 mil em dinheiro, que seria usado supostamente para compra de votos, além de material de campanha e anotações com dados de eleitores.

Na madrugada e manhã deste domingo (28), houve atuações por compra de votos em Macapá e Tartarugalzinho. Na capital, após denúncia, foi apreendido cerca de R$ 2 mil com duas pessoas que circulavam em um carro pelo bairro do Araxá. A dupla foi levada para a Polícia Federal para prestarem depoimento. Blitz de fiscalização em Tartarugalzinho também fez duas apreensões por suspeita de compra de votos. Em uma delas, foi encontrada lista com dados de eleitores acompanhados de anotações de valores e material de campanha. Na outra, foi apreendido dinheiro em espécie, em valor ainda não divulgado, além de adesivos de propaganda partidária.

Em Oiapoque, na madrugada, dois homens foram presos em flagrante por desrespeitar a lei seca. Por terem resistido à prisão, os dois também responderão por resistência e lesão corporal. Em Santana, duas prisões foram registradas por suspeita de transporte irregular de eleitores. Outro eleitor foi preso, em Macapá, por tirar selfie na urna. A prática é crime, e o eleitor poderá responder por quebra de sigilo de voto.

Sábado – Já em Vitória do Jari, na tarde de sábado (27), fila de veículos aguardando o abastecimento chamou a atenção. Equipe de fiscalização identificou que vários dos veículos estavam adesivados com propaganda do mesmo candidato e que a maioria dos condutores não pagou pelo produto. O caso será investigado por suspeita de compra de votos, com distribuição irregular de combustível.

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público Federal no Amapá
(96) 3213 7895 | (96) 98409-8076

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *