MPE apreende dinheiro que seria usado para compra de votos em Tartarugalzinho

Neste sábado (6), em Tartarugalzinho, a equipe do Ministério Público Eleitoral (MPE) apreendeu R$ 1.545,00 ( um mil, quinhentos e quarenta e cinco reais) e material de campanha de Júnior Favacho, candidato a deputado estadual, e Acácio Favacho, que concorre ao cargo de deputado federal. A apreensão ocorreu durante fiscalização organizada pelo MPE, com apoio da Polícia Civil, nas comunidades Bom Jesus, Mutum e Cedro.

A promotora de Justiça Eleitoral Klisiomar Lopes detalha que a fiscalização estava no ramal do Cedro, quando observou uma movimentação suspeita e decidiu abordar duas pessoas, em um veículo, que haviam deixado a pouco uma residência. Na abordagem, foram encontrados o dinheiro, uma caixa de isopor (18 litros) cheia de material de campanha ( santinhos e adesivos) e uma bolsa preta com grande quantidade do documentos de contabilidade, além de recibos de pagamentos.

A bolsa pertence ao motorista do veículo, Raimundo Santos, conhecido como “Raimundão” – cunhado do pai dos candidatos, conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Amiraldo Favacho. Ao pedir para lavrar o Auto de Prisão em Flagrante, Klisiomar sustentou que a moradora da casa informou aos policiais ter recebido promessa de vantagem financeira em troca do seu voto nos candidatos.

O crime de compra de votos está previsto na Lei das Eleições e no Código Eleitoral e sujeita os infratores à pena de multa e à cassação do registro ou do diploma, além de outras sanções. Foi lavrado flagrante na Delegacia da cidade e os infratores encaminhados para o Fórum, onde aguardam audiência de custódia.

Participaram, ainda, da ação o delegado da Polícia Civil Nícolas Bastos, agentes e oficiais da PC, e Polícia Militar.

Denúncias – As apreensões são resultado de informações recebidas por meio do disque-denúncia do MP Eleitoral: (96) 99109 7342. O órgão disponibiliza também o número (96) 98134 5151 para o recebimento de mensagens contendo documentos, áudios, fotos e vídeos pelo WhatsApp.

Serviço:

Assessoria de comunicação do MP-AP
Contato: (96) 3198-1616
E-mail: [email protected]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *