MPF lança campanha Dez Medidas contra a Corrupção no Amapá (De Rocha apóia essa iniciativa)

COMBATE-CORRUPÇÃO-derocha

Representantes de entidades religiosas, organizações não governamentais, diretórios estudantis, instituições públicas e privadas lotaram o auditório do Ministério Público Federal no Amapá (MPF/AP) nesta terça-feira, 18 de agosto, para o lançamento estadual da campanha Dez Medidas contra a Corrupção. A iniciativa do MPF pretende conseguir 1,5 milhão de assinaturas de eleitores para apoiar a apresentação de Projeto de Lei de Iniciativa Popular ao Congresso Nacional.

Para apresentar um projeto dessa natureza, é necessário colher assinaturas de 1% do eleitorado nacional, distribuídos em pelo menos cinco estados, sendo que nenhum deles pode ter percentual de apoiadores abaixo de 0,3%. “O Amapá é um estado estratégico para essa campanha, pois aqui 0,3% representa 1,5 mil assinaturas e 1% corresponde a 5 mil assinaturas. Tenho certeza de que podemos conseguir bem mais do que isso e dar exemplo a todo o país”, afirma o coordenador do Núcleo de Combate à Corrupção do MPF/AP, Filipe Lucena.

No lançamento da campanha, o procurador detalhou, uma a uma, as dez medidas propostas pelo MPF em âmbito nacional, que se desdobram em 19 anteprojetos de lei e uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC). Elas dizem respeito à prevenção da corrupção, ao aumento da punição para os crimes dessa natureza e também à celeridade do processo, com a eliminação de recursos que servem apenas para protelar a condenação dos réus e levar à prescrição dos crimes.

Apoio – Durante o lançamento da campanha, algumas instituições fizeram questão de reafirmar seu apoio. O Sebrae/AP e o Ministério Público Estadual do Amapá já se dispuseram a instalar pontos de coleta de assinatura nas instituições. O bispo de Macapá, Dom Pedro José Conti, também propôs que todas as igrejas da capital ajudem na coleta de assinaturas. “Essa é uma campanha que não tem partido, nem cor, nem dono. É um interesse de todos nós”, resumiu o bispo.

A íntegra das medidas propostas pelo MPF pode ser acessada no site www.10medidas.mpf.mp.br. Lá também é possível imprimir fichas de assinaturas para que os eleitores registrem seu apoio à campanha e colham assinaturas de parentes, amigos, vizinhos e colegas de trabalho.

Qualquer cidadão que possua título de eleitor válido pode assinar a lista. O ideal é que as pessoas preencham o cadastro com o número do título, mas essa informação não é obrigatória. “O Setor de Pesquisa e Análise do MPF pode, a partir do nome e do CPF do eleitor, buscar o número do documento no site do Tribunal Superior Eleitoral”, completa o procurador. As fichas de assinaturas preenchidas podem ser entregues até o dia 7 de setembro na sede do MPF/AP, na Avenida Ernestino Borges, 535, Centro.

Apoiadores da campanha no Amapá:

– Conselho da Comunidade de Macapá
– Associação Despertando para a Vida
– Pastoral da Criança
– Pastoral da Terra
– Diocese de Macapá
– Comunidades Eclesiais de Base (CEBs)
– Conselho Diocesano de Leigos (CDL)
– Federação Espírita do Amapá (Feap)
– ONG Transparência Amapá
– Ministério Público Estadual do Amapá (MP/AP)
– 8ª Região Militar do Exército
– Departamento de Polícia Rodoviária Federal do Amapá
– Secretaria da Receita Federal no Amapá
– Justiça Federal/Seção Judiciária do Amapá
– Tribunal de Contas do Estado do Amapá (TCE/AP)
– Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE/AP)
– Ministério Público de Contas do Estado do Amapá
– Ministério Público do Trabalho no Amapá (MPT/AP)
– Defensoria Pública do Estado do Amapá (Defenap)
– Superintendência Regional da Polícia Federal no Amapá
– Comissão de Combate à Corrupção da OAB/AP
– Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amapá (Sebrae/AP)
– Reitoria do Instituto Federal do Amapá (IFAP)
– Grêmio Estudantil do IFAP
– Faculdade Apoena
– Universidade Estadual do Amapá (UEAP)
– Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal do Amapá (DCE/Unifap)
– Sindicato dos Servidores Públicos em Educação do Amapá (Sinsepe/AP)

Serviço: 

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público Federal no Amapá
(96) 3213 7895
[email protected]
Twitter: @MPF_AP

O Site De Rocha apóia essa iniciativa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *