Município assina Termo de Cooperação e lança campanha informativa de orientação aos usuários do SUS

Aconteceu nesta terça-feira, 16, a assinatura do Termo de Cooperação entre as secretarias Municipal e Estadual de Saúde para o lançamento da Campanha Informativa de Orientação aos Usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). O ato atende a recomendação da Promotoria de Defesa da Saúde do Ministério Público do Amapá (MP/AP), que elaborou o documento formalizando o comprometimento de cada ente federativo na divulgação dos serviços oferecidos pela rede pública de saúde à população.

“Esse documento é para formalizar o comprometimento do Município e Estado em melhorar a disseminação dos serviços de saúde que podem ser acessados e, principalmente, orientar o usuário em quais situações deve procurar uma unidade de saúde ou a rede hospitalar”, explicou o promotor de Justiça da Defesa da Saúde Pública, André Luiz.

A Prefeitura de Macapá já possui uma campanha pronta, que inclui veiculação nos meios de comunicação, identidade visual nas unidades de saúde e distribuição de material informativo. “Todas as nossas unidades passarão a ter banner indicando quais serviços ela oferece e panfletos que serão entregues aos pacientes com orientações sobre a rede de saúde. A iniciativa do MP em unir forças é louvável e ajudará no esclarecimento da população em buscar o primeiro atendimento em uma UBS”, comentou a secretária municipal de Saúde, Silvana Vedovelli.

“Nas visitas que fazemos nas unidades de saúde e no Hospital de Emergências, por exemplo, é visível a disparidade no atendimento. Vemos frequentemente o hospital superlotado, enquanto temos uma Unidade Básica de Saúde estruturada com um fluxo menor de pacientes e que poderia estar absorvendo as demandas que podem ser resolvidas na rede básica. E foi considerando a necessidade de integrar as ações de esclarecimento à população que a campanha foi pensada”, disse a promotora Fábia Nilci.

O secretário de Estado da Saúde, Gastão Calandrini, enfatizou a importância da campanha, que pode ajudar a desafogar a rede estadual de saúde. “É louvável a iniciativa, visto que a população é totalmente desinformada sobre as atribuições. Levar a informação até o paciente é uma alternativa que evita que ele busque auxílio no local errado”.

Na oportunidade, foi exibida a campanha da Prefeitura de Macapá, que começou a ser veiculada nesta semana nas emissoras de televisão. Também participaram da solenidade os coordenadores de Comunicação e técnicos das secretarias de Saúde.

Jamile Moreira
Assessora de comunicação/Semsa
Contato: 99135-6508
Fotos: Dayane Ferreira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *