Município dá início à Campanha de Prevenção à Hipertensão Arterial

No próximo dia 26 é celebrado o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial. Para alertar a população sobre os perigos da doença, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) iniciou uma programação para a prevenção e rastreamento de novos casos em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e academias ao ar livre.

A hipertensão arterial ou pressão alta é uma doença que ataca os vasos sanguíneos, coração, cérebro, olhos e pode causar paralisação dos rins. “A doença é silenciosa, pois, muitas vezes, seus sintomas não são óbvios e, por isso, existe a possibilidade de não ser detectada. Daí a importância de fazer o monitoramento frequente com a aferição da pressão”, explica a coordenadora do Programa de Combate à Hipertensão, Tatiana Vidal.

Em Macapá, de acordo com o relatório da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), a hipertensão atinge 30% da população. Deste total, 50% são idosos e 5% crianças e adolescentes. “Faço o controle da hipertensão há cinco anos na UBS Perpétuo Socorro e com o acompanhamento consigo ter uma rotina normal e equilibrada”, diz a dona de casa Rosário Santos.

A intensificação das atividades de rastreamento acontecerá até o fim de abril, com aferição de pressão arterial, testes de glicemia, orientação nutricional e o incentivo à prática de atividades físicas.

Jamile Moreira
Assessora de comunicação/Semsa
Contato: 99135-6508

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *