Município de Macapá treina profissionais do processo seletivo para atendimento de casos suspeitos da Covid-19

A Prefeitura de Macapá iniciou nesta terça-feira, 5, o treinamento dos profissionais aprovados no Processo Seletivo Simplificado para a contratação temporária na área da saúde. Eles recebem orientações sobre protocolos de atendimento e fluxo de pacientes suspeitos da Covid-19.

O processo foi realizado para a contratação temporária de profissionais para a linha de frente do combate ao Coronavírus, sendo enfermeiros biomédicos, farmacêuticos, técnico em enfermagem, técnico laboratorial e condutor de ambulância. O treinamento os sensibilizou ainda para uma abordagem emocional.

“Até o momento, a expectativa no campo é de muito trabalho, apreensão e uma situação fora do comum. Todas as orientações foram importantes e observamos que todos os cuidados devem ser redobrados, especialmente nosso emocional precisa estar sempre bem”, disse o enfermeiro Tássio Henrique Pantoja. O treinamento inclui ainda orientações sobre o uso, manuseio e retirada de Equipamentos de Proteção Individual (EPI).

De acordo com o coordenador do Departamento de Urgência e Emergência do Samu de Macapá, Donato Farias, o treinamento é incomum. “A Secretaria de Saúde está nessa luta contra a Covid-19. O treinamento não foi convencional, porque fizemos de forma copilada as orientações sobre o uso de EPIs e como funciona o fluxo de atendimento. Esses profissionais estão entrando em um cenário incomum e chegam com muita vontade, mas temos que lembrá-los da cautela na proteção dos pacientes e deles mesmos”, destacou.

Os profissionais estão sendo direcionados prioritariamente paras as Unidades Básicas de Saúde que são referências em atendimento a pacientes suspeitos da Covid-19 em Macapá, são elas: Lélio Silva e Marcelo Candia. Além disso, também ajudarão nas unidades São Pedro e Rubim Aronovitch.

Secretaria de Comunicação de Macapá
Cássia Lima
Assessor de comunicação
Contato: 98104-9355

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *