Município encerra campanha Novembro Azul com dia D de atendimento aos homens

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) encerrou no fim de semana a edição 2018 da campanha Novembro Azul. Durante toda a manhã de sábado, 24, os atendimentos foram voltados ao público masculino. As unidades de saúde Álvaro Correa, Congós, Hilda Iléia, Novo Horizonte, Raimundo Hozanan, São Pedro, Pedro Barros e Marabaixo ofereceram exames de PSA em livre demanda para todos os usuários.

Quem participou da programação realizou consulta médica, exames laboratoriais, atendimento odontológico e nutricional. Foi o caso do ajudante de obra Antônio Silva, que aproveitou o dia para cuidar da saúde. “A gente não tem muito esse hábito de ir ao médico, fica esse reforço de que é preciso se cuidar. Hoje aproveitei e fiz todos os exames, agora é só esperar pelo retorno”, disse.

O câncer de próstata é o tipo mais comum entre os homens. Exames preventivos são essenciais para que a doença seja tratada logo no início. “O exame de PSA é capaz de detectar alterações na próstata e pode ser feito durante todo o ano em cinco unidades de saúde. Para fazer o exame o homem deve passar por uma consulta, onde certamente serão solicitados outros exames”, informou a coordenadora de Saúde do Homem, Riza Lima.

Além das consultas e do exame, as unidades também ofereceram vacinas, avaliações nutricionais, testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites, aferição de pressão arterial, exames de glicemia e palestras educativas. No Brasil, o câncer de próstata é o 2º mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma), segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Jamile Moreira
Assessora de comunicação/Semsa
Contato: 99135-6508
Fotos: Max Renê

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *