Município promove ação de saúde em feira da capital

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) promoveu ação voltada aos vendedores e consumidores, na feira do Pescado, no bairro Perpétuo Socorro, no fim de semana. A atividade foi organizada pelas equipes do Consultório na Rua e do Centro de Apoio Psicossocial Infantil (CAPSi), com o intuito de fortalecer a rede de apoio e formar vínculos com os usuários. Foram ofertados testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites virais, exames de glicemia, aferição de pressão arterial, distribuição de preservativos e kits de higiene bucal.

De acordo com a coordenadora municipal de Saúde Mental, Aimara Freitas, o trabalho desenvolvido pela equipe é uma forma de aproximar a população aos serviços ofertados pela prefeitura. “Levamos atendimentos aos trabalhadores, população em situação de rua que vive nas dependências da feira e aos consumidores. Com a atividade, conseguimos identificar e prevenir doenças, bem como darmos encaminhamentos necessários para cada pessoa”.

A ação contabilizou 180 verificações de pressão arterial, 160 testes rápidos e a distribuição de cinco caixas de preservativos e 30 kits de higiene bucal. A atividade também contou com a colaboração de acadêmicos de enfermagem da Faculdade Madre Tereza.

Consultório na Rua

Foi instituído pela Política Nacional de Atenção Básica, em 2011, e visa ampliar o acesso da população em situação de rua aos serviços de saúde, ofertando, de maneira mais oportuna, atenção integral à saúde para esse grupo populacional, o qual se encontra em condições de vulnerabilidade e com os vínculos familiares interrompidos ou fragilizados.

Capsi

Tem como objetivo oferecer acolhimento a crianças e adolescentes de 3 a 18 anos. Presta atendimento clínico em regime de atenção diária, evitando internações em hospitais psiquiátricos. Acolhe e atende pessoas com transtornos mentais, procurando preservar e fortalecer laços sociais do usuário, assim como promover a inserção social de pessoas com transtornos mentais por meio de ações intersetoriais, como grupos e oficinas terapêuticas.

Jamile Moreira
Assessora de comunicação/Semsa
Contato: 99135-6508

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *