Museu da UNA recebe exposição de mestres negros da cultura amapaense

improir

“Negras e Negros: A Construção de uma Identidade Cultural” é a exposição que será aberta nesta quinta-feira, 19, no Museu do Negro, localizado na União dos Negros do Amapá (UNA), como parte das atividades que serão desenvolvidas pela Prefeitura de Macapá na Semana da Consciência Negra.

Depois de muito tempo, o espaço voltará a ganhar vida com uma coleção de peças que o Instituto Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Improir) conseguiu reunir, por meio de quadros, fotos e peças que resgatam histórias de pessoas que marcaram a formação do povo amapaense e que compõem o berço das tradições socioculturais e religiosas Afro-amapaenses.

A história das casas de Marabaixo será contada por intermédio do resgate de vida de suas matriarcas e patriarcas, mestres do saber como Gestrudes Saturnino (Berço do Marabaixo), Tia Chiquinha (Raízes do Bolão), Tia Irene (Azebic), Dica Congó, mestres pavão, Julião e Sacaca. Quem passar pela exposição também conhecerá a rica cultura praticada pelas religiões afros, e também a arte rústica de fazer peças, a partir do barro, que vem lá do Maruanum, das louceiras da região. Além disso, telas de alguns artistas negras comporão a exposição. A exposição ficará aberta ao público das 14h às 22h, até o final do Encontro dos Tambores.

Rita Torrinha/Asscom Improir
Contato: 9 9189-8067

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *