Museu Vivo: Governo do Amapá prepara programação para os 22 anos de Museu Sacaca

O Governo do Amapá promove nesta sexta-feira, 5, uma programação interativa voltada para toda a família no Museu Sacaca, em comemoração aos 22 anos de exposição a céu aberto. Serão realizadas atividades lúdicas, científicas, culturais e exposições ao longo do dia. A programação conta com apoio do Sebrae Amapá.

Este ano, a programação traz como tema “Museu Sacaca: eu faço parte dessa história”. Entre as atrações esperadas estão o Museu Vivo, onde as ambientações ganham vida e os visitantes podem experimentar o açaí amassado tradicionalmente na Casa do Ribeirinho, a torra da mandioca na Casa da Farinha, além de degustações.

A programação também inclui passeio no barco Regatão, feira de artesanato indígena e observação de animais na Casa de Educação Ambiental.

“Estamos nos preparando para que os nossos visitantes tenham a experiência completa do que é a exposição a céu aberto. Além do açaí amassado na hora, teremos degustação de tacacá, exposição de pesquisas científicas e atrações culturais. A ideia é que a população se identifique com o que estaremos apresentando”, explica a coordenadora do Museu, Adriana Rodrigues.

História

O nome “Sacaca” é uma homenagem a Raimundo dos Santos Souza, também conhecido como “Mestre Sacaca”, um conhecedor das propriedades medicinais de plantas da região e que ajudou muitas pessoas através do seu conhecimento.

A exposição no local foi aberta ao público em 5 de abril de 2002, exibindo aos turistas e visitantes artefatos e elementos que retratam o estilo de vida na Amazônia amapaense, juntamente com os estudos conduzidos pelo Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (Iepa), que administra o museu.

“O Museu é uma celebração à cultura amapaense e aos povos originários. São 22 anos de exposição e o presente maior é da sociedade amapaense, em ter, no centro da cidade, esse espaço cultural que tanto nos lembra a origem da nossa gente”, destaca o diretor-presidente do Iepa, André Abdon.

Confira a programação

8h30 – Abertura;
9h – Apresentação cultural do grupo de marabaixo com homenagem a senhora Madalena da Silva Souza (esposa do Sacaca in memorian) e certificação aos “Amigos do Museu”;
10h – Parabéns e corte do Bolo;
10h30 – Exposição e cortejo com Ladrão de Marabaixo em homenagem ao Museu Sacaca;
10h40 às 17h30 – Programação do Museu a Céu com Museu Vivo em todas as ambientações; feira de artesanato e feira de agricultura familiar;
18h às 21h – Happy Hour na Praça de Alimentação com apresentação regional de Osmar Júnior.

Texto: Thaysa Ruane Neres Santos
Foto: Arquivo/GEA
Secretaria de Estado da Comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *