Museus amapaenses reúnem-se para realizar a 6ª Primavera de Museus


Nesta segunda, 24, acontece a abertura da 6ª Primavera de Museus em Macapá. Este é um evento nacional que reúne museus de todos os estados brasileiros em torno de um tema norteador que este ano é “Museus em um mundo em transformação”. A abertura oficial do evento acontece a partir das 9h, no auditório do Museu Sacaca, seguida de palestra sobre o tema da 6ª Primavera de Museus e, a tarde, pela mesa composta por gestores de cada um dos museus do estado.
O tema deste ano põe em pauta o desafio de inserir os museus em uma lógica na qual a Arte e a Cultura deixam de ser compostas somente por objetos e passam a incluir em sua dinâmica os sujeitos sociais. Qual papel essas entidades que, durante séculos, preservaram a herança patrimonial dos povos, devem assumir na atualidade? Esse é um debate que pautará a toda a programação desta semana.
O evento tem a realização nacional do Ministério da Cultura, através do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e realização local do Governo do Estado do Amapá, através dos museus vinculados a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e ao Instituto de Pesquisa do Amapá (Iepa).
A 6ª Primavera de Museus marca no Amapá um momento ímpar na história museológica do estado: pela primeira vez, todos os museus amapaenses estarão reunidos numa programação pensada conjuntamente e composta pela articulação da Secretaria de Cultura e IEPA, através de seus museus vinculados. O nome que batiza esse diálogo frutífero é: Corredor de Museus.
Esse momento de aproximação e diálogo entre os museus representa um passo importante para a implantação do Sistema Estadual de Museus do Amapá. Esse sistema representa um salto de qualidade na gestão desses espaços, proporcionando a troca de experiência, maior autonomia orçamentária e a valorização as particularidades de cada um deles.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *