Música Popular Brasileira: aqui também tem! (artigo de @anamartelAP)


A Música Popular Brasileira, a MPB, (como consta nos dicionários), é um ritmo musical brasileiro surgido nos anos 60. Na época, uma soma de música de raiz e sofisticação dos movimentos culturais que combatiam, então, a ditadura militar.

Mas, como tudo é dinâmico na cultura, a MPB não poderia ficar no tempo presa em alguma manifestação. Hoje, convivem pacificamente no Dicionário Cravo Albin de Música Popular Brasileira (www.dicionariompb.com.br), verbetes como Tom Jobim, Barão Vermelho, Michel Teló, Ana Martel, Banda Calypso e o verbete Sertanejo Universitário e seus representantes.

Somos amapaenses da “gema”? Depende do olhar. Se for musical, somos brasileiros e fazemos música com a propriedade da que é feita por quaisquer brasileiros, independente de seu chão. O que importa é que a música traduza em notas e ritmos o que os olhos dos compositores do lugar vêem de sua terra e de sua própria existência. 

Ao passear de carro com o rádio ligado pela nossa orla, podemos encontrar no dial, talvez um programa diário em uma rádio FM e outra rádio cuja programação é dedicada a músicas feitas no Amapá, mescladas com músicas do cenário nacional. Não posso afirmar que o que está fora disto não é MPB. O que posso dizer é que esta programação traz música de qualidade, feita com esmero, não por encomenda, com arranjos maravilhosos e com gravação e mixagens cuidadosas. O que agrada meus ouvidos, conta-me histórias e toca minha alma.

Rita Lee já disse: Ai, meu Deus, o que foi que aconteceu com a Música Popular Brasileira? Isto se deu nos anos 80. Hoje, com o leque mais amplo e novos cantores, grupos e compositores surgindo a cada dia, e distribuindo seus trabalhos através da internet, até para a própria roqueira fica difícil avaliar e refazer a sua canção/crítica.

O que gostamos de ouvir depende da nossa criação: eu ouvia Tim Maia, Novos Baianos e Gilberto Gil quando criança. Meus vizinhos eu não lembro, mas alguns vizinhos de hoje, com certeza, não ouviam o mesmo que eu. 

O fato é que cada um tem no seu HD a MPB que traz dentro de si!

Ana Martel – Cantora, compositora e socióloga.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *