Não se assuste, o Sol vai sumir!

Você sabia que está em uma posição privilegiada para participar de um dos eventos mais aguardados dos últimos 30 anos? Ele

No dia 21 de Agosto, após 28 anos, a lua vai encobrir a luz decorrente do sol, ocasionando um eclipse solar. A última vez que isso aconteceu foi há 26 anos, e Macapá é uma das poucas capitais do Brasil em que poderemos contemplar esse acontecimento histórico por mais de duas horas, devido à nossa localização geográfica no extremo norte do país. Em Goiânia, por exemplo, o eclipse vai durar apenas 27 minutos e somente 1% do sol ficará encoberto.

Nos Estados Unidos o sol ficará totalmente encoberto pela lua e Macapá é o segundo melhor lugar do mundo para observar o fenômeno, pois teremos aproximadamente 40% do sol encobertos. No Brasil, só teremos um eclipse total do sol em 12 de Agosto de 2045!

Em Macapá, o Clube de Astronomia Mirzan e o Curso Lógico realização uma programação especial para que os interessados possam contemplar o evento. Trata-se do Encontro Solar Norte, evento em que os integrantes do Clube auxiliarão os entusiastas em astronomia a contemplarem o eclipse, com explicações em tempo real e discussões de temas relacionados à medida que o fenômeno ocorre.

O projeto Solar Norte visa aproveitar a importante data para abordar trabalhos científicos que despertem o interesse dos jovens amapaenses a gostarem de ciências, tendo em vista a grande necessidade que a área tem por mais pessoas que busquem alcançar conhecimentos e desenvolver trabalhos relacionados. Para tanto, o Curso Lógico realizará apresentação de projetos científicos e de jogos educacionais. Como um bônus ao Encontro, o Curso também exibirá espetáculos da famosa Monga, a mulher gorila! O objetivo é explicar fenômenos de física óptica, como a reflexão da luz, de maneira lúdica. Além da transmutação da mulher-gorila, o Solar Norte terá à disposição uma série de experimentos científicos para entreter e educar os participantes, como bobinas de Tesla, bolas de plasma, reações químicas, entre outros que serão apresentados pelos próprios alunos do Lógico.

O evento acontecerá na segunda-feira, 21 de Agosto, entre 15h30 e 20h, no Curso Lógico, situado na Rua Hamilton Silva, nº 1065, próximo à Avenida FAB, gratuitamente.

Curiosidades

O eclipse é um fenômeno astronômico no qual a luz decorrente do sol é encoberta pela lua, exatamente quando a lua se posiciona entre o sol e o planeta terra. Em decorrência desse posicionamento, uma sombra é formada em uma determinada região da superfície do planeta. A sombra formada é dividida em duas partes denominadas de umbra, região onde se observa o eclipse total (ausência de luz solar) e, penumbra, região onde o eclipse é observado parcialmente (breve sombra).

A ocorrência de um eclipse Solar depende de vários fatores, um fato é que sempre ocorre na fase da lua nova, pois é nessa época que a lua está entre a Terra e o Sol, além disso, os astros precisam estar em graus de inclinação da órbita lunar favorável, bem como distância entre Terra, Lua e Sol. Embora dependa de vários fatores, existe um período conhecido como Período de Saros que é um período cíclico para ocorrência de um eclipse com mesmas características e ordem que o período anterior, esse ciclo é de 18 anos e 11 dias. No entanto, dependendo das condições astronômicas, é possível haver a ocorrência de, no mínimo, dois a cinco eclipses, no máximo.

Serviço:

Evento: Solar Norte
Dia: 21 de Agosto
Horário 15h30
Local: Curso Lógico (Rua Hamilton Silva, 1065, Macapá)

Evelyn Pimentel
Assessoria de Imprensa – Agência Pivô
(96) 9 9123 – 0923 | 9 8103 – 9571

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *