Não tire seu cavalinho da chuva

Crônica de Ronaldo Rodrigues

Leio na internet que vai cair chuva, mas não é aquela chuva que aguardamos há tanto tempo. É chuva de meteoro. Quê isso? Será que os deuses lá de cima estão entendendo errado as nossas preces? A chuva que queremos é a nossa mesmo, de água límpida e necessária.

A chuva está se anunciando há alguns dias. Chegou até a cair umas gotas devidamente festejadas por quem espera, como eu, que ela caia em toda a sua magnitude. Agora mesmo, enquanto escrevo, algumas gotículas atravessam a janela e vêm pousar na mesa, bem ao lado do computador.

A chuva está vindo, aos poucos, meio tímida, mas não é assim que nós a queremos. Queremos que ela chegue farta e poderosa, escandalosa, espalhafatosa, gostosa. Que ela lance a sua magia e nos faça retornar aos quintais da nossa infância. Que ela venha, banhe as avenidas e afogue os 50 tons de cinza da fumaça que infesta a cidade. Que ela apague as queimadas que incendeiam Macapá e o mundo. Que dissipe a lama que afogou Mariana e ameaça outras cidades que têm mineradoras ao seu redor. Que ela lave aquela outra chuva: o dilúvio de escândalos de corrupção que inundam os meios de comunicação.

A chuva virá, impávida que nem Muhammad Ali, tranquila e infalível como Bruce Lee. E vamos inverter o ditado. Em vez de tirar o cavalinho da chuva, vamos colocar o cavalinho na chuva. Vamos deixá-lo livre, brincando, esperando e torcendo. Eu sei que ele está louco pra tomar banho de chuva, junto com todos nós.

Sei também que estou repisando este assunto. Creio que isso se deve à vontade que estou de sentir a chuva. Tomara que ela venha, me faça mudar de assunto ou simplesmente me deixe continuar chovendo no molhado.

Neste final de ano, feliz chuva pra todo mundo.

Neste texto, fiz referência à canção Um Índio, de Caetano Veloso.

  • Plantador de chuvas.
    Outro belo texto….
    Como o anterior…quem não o leu…leia!
    Descreve o ritual de ir a chuva.
    Aplausos…em ritmo de chuva no telhado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *