Natal mais feminino e com laços de solidariedade

piri111

Natal! Período de confraternizar e envolver a todos com o espírito natalino em agradecimento por um ano próspero, de realizações. Em agradecimento ao momento bom, um grupo de cantoras amapaenses se uniu num coral de vozes exclusivamente femininas para celebrar a vida e ajudar pessoas. Elas são as Periquitas da Amazônia, formado por 40 artistas, das quais 18 estão envolvidas no coral, regido pelo respeitado músico Zé Maria Cruz.

A princípio, o projeto de natal delimitava a realização do show “cantos de Luz”, no bairro Infraero I, e doar brinquedos, cestas básicas e roupas a famílias carentes. Mas, ao longo do período dos ensaios, o projeto ganhou força. Convites para apresentações diversas foram chegando e, até o dia 19 de dezembro, a agenda já conta com sete participações em instituições privadas e governamentais. “O show Cantos de Luz” também foi reforçado por um time de primeira linha do jornalismo amapaense que, assim como as Periquitas da Amazônia, ficou ainda mais unido após a formação do grupo de WhatsApp “Nada me Imprensa”.

Assim, este ano o Natal macapaense será marcado pelas cantatas, pelas cartas do Papai Noel dos Correios, por tantas boas iniciativas beneficentes, mas também pelo surgimento de um grupo de mulheres fortes, cantoras profissionais, cada uma com sua carreira individual, mas que se uniram pelo bem comum de tocar corações, de emocionar com suas vozes, de fortalecer o segmento.piri11

A primeira participação ocorreu no dia 3, no Centro Educacional Raimundo Nonato. E a agenda está assim:

Dia 6.12 (sábado): Cantata Natalina da Prefeitura de Macapá, ao lado do Teatro das Bacabeiras, a partir das 19h.

Dia 13.12 (sábado): Cantata Natalina de Santana, às 19h, na área externa da Praça de Esportes do Bilelão.

Dia 14.12 (domingo): Amapá Garden Shopping, às 19h.

Dia 18.12 (quinta-feira): Confraternização do Sebrae/AP, às 8h, e confraternização do Instituto Federal do Amapá (Ifap), às 17h.

Dia 19.12 (sexta-feira): realização do show “Cantos de Luz”, uma realização dos grupos Periquitas da Amazônia e jornalista do Nada me Imprensa. Terá música, dança, teatro, Papai Noel. Todas as doações serão revertidas a uma entidade e famílias, a serem definidos. Quem quiser se aliar a esta corrente de solidariedade pode ligar para (96) 99189-8067 (Rita Torrinha) ou para o (96) 98407-6653 e 98122-3727 (Sharlot Sandim). Postos de arrecadação também serão distribuídos.

Quem são as Periquitas da Amazônia?

Tudo começou quando cantoras profissionais se reuniram em um grupo de WhatsApp para definir a realização de um show em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, em 2013. Por ser um grupo diverso e de mulheres muito falantes, com ideias fresquinhas a serem concretizadas, recebeu o carinhoso apelido de ‘Periquitas da Amazônia’, referência a esta ave da Amazônia Brasileira, de cor verde-esperança e que chama atenção da floresta inteira quando em REVOADA.piri1

A primeira vista o nome pode remeter a dubiedade, mas não é nada disso, o grupo até brinca com a reação das pessoas, mas o encontro e a meta das amigas-cantoras profissionais é coisa séria. Elas buscam na simbologia do periquito da Amazônia a força para suas ações: cantantes, falantes, animadas, sempre em bando, acordam cedo já fazendo muito barulho, se arrumam para arrasar em cada show, que organizam com dedicação; mas ao mesmo tempo são organizadas e prudentes. São do forró, do brega, do rock, do regional, do flash back, do pop, do Marabaixo, do MPA; dos barzinhos e das grandes casas de shows; muitas com obras próprias e CD’s gravados; outras correndo atrás. Elas são, simplesmente, cantoras.

Essas são as Periquitas da Amazônia: Taty Taylor, Silmara Lobato, Hanna Paulino, Celine Guedes, Karol Diva, Danniela Ramos, Josy Di Lima, Emília Monteiro, Mayara Braga, Dani Li, Line Di Paula, Beliza Alfaia, Maria Eli, Carol Carvalho, Carol Pessoa, Loren Cavalcante, Alexandra Moraes, Nell Pureza, Lilian Gabriela, Aline Tomys Leal, Juliele Marques, Adriana Raquel, Ágda Xavier, Jéssyca Wanny, Nara Lima, Juh Soledad, Sol Pelaes, Brenda Fernandes, Ingrid Sato, Aline Cardoso, Kássya Karoline, Aline Silva, Sandra Lima, Alinne Cardoso, Rebecca Braga, Lígia Mônica, Rayssa Borges, Milene Nery, Elane Tavernard.

Rita Torrinha – Assessoria de Imprensa
Prefeitura Municipal de Macapá
Contato: (96) 8802-1358
Twitter: @PMMacapa
Página no Facebook: http://www.facebook.com/PrefeituradeMacapa
Instagram: @prefeiturademacapa
Site: www.macapa.ap.gov.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *