Neste sábado tem ciclo do Marabaixo em Campina Grande

Marabaixo1-2-1
Em Campina Grande, região rural de Macapá, os festejos do Ciclo do Marabaixo continuam neste sábado, 14, com programação especial para as mães, quebra da murta, levantamento do mastro, ladainha, jantar e muito Marabaixo em honra à Santíssima Trindade. A Prefeitura Municipal de Macapá repassou R$ 5 mil para fomentar a realização do Ciclo nessa comunidade, por intermédio do Instituto Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Improir).

“Este ato representa a promoção da igualdade racial e o reconhecimento do negro no espaço cultural e histórico de suma importância que ele próprio conquistou, em superação de tantas barreiras, como preconceitos e desigualdades. O Marabaixo é a nossa raiz”, explica o presidente do Improir, Maykom Magalhães, sobre o apoio do poder público à manifestação.

10-1-1

Na Campina Grande os festejos ocorrem no malocão da família Carmo da Costa, com uma programação marcada pelos ritmos das caixas do Marabaixo, aroma dos banhos de cheiro e do caldo fervente nos panelões, exalado da cozinha, que à noite é distribuído para todos os presentes.

A programação inicia às 14h com sorteio de brindes às mães da comunidade. Às 17h tem a quebra da murta e levantamento do mastro; às 20h começa a ladainha, depois o jantar e, em seguida, tem roda de Marabaixo até a meia noite. A comemoração continua até o raiar do dia com a festa profana.

Rita Torrinha – Asscom Improir
Contato: 99189-8067

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *