No Amapá, ‘Marabaixo do Trabalhador’ marca feriado e programação especial do Ciclo 2023

Uma programação especial marca o Dia do Trabalhador dentro do Ciclo do Marabaixo na próxima segunda-feira, 1º de maio. As caixas irão rufar das 14h às 20h, no barracão Tia Gertrudes, no bairro Santa Rita (conhecido como Favela), em Macapá.

É a segunda roda de marabaixo depois da abertura da programação com a Central do Marabaixo, realizada pelo Governo do Amapá, no dia 31 de março. A primeira ocorreu nos dias 8 e 9 de abril, em quatro barracões.

De acordo com Valdinete Costa, representante do grupo Berço do Marabaixo, a proposta é prestar uma homenagem aos trabalhadores amapaenses.

“Sempre celebramos essa importante data com muito marabaixo. É a nossa forma de homenagear e agradecer aos trabalhadores amapaenses. Aproveitamos para reforçar o convite para que todos venham prestigiar”, diz Valdinete.

A programação será retomada no dia 13, quando os grupos se reúnem para a retirada dos mastros nas matas do quilombo do Curiaú. O Ciclo do Marabaixo segue até o chamado “Domingo do Senhor”, em 11 de junho.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DO CICLO DO MARABAIXO 2023

Marcado pelo culto ao Divino Espírito Santo e à Santíssima Trindade, o Marabaixo é reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desde novembro de 2018.

A programação do Ciclo recebe apoio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e da Fundação Estadual de Promoção de Políticas de Igualdade Racial (Fundação Marabaixo).

Ascom GEA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *