No Amapá, ônibus com músicos tomba na BR-156 e deixa feridos

dsc0839

Por John Pacheco

Um ônibus levando cerca de 40 músicos, entre amapaenses e franceses, que saiu de Macapá com destino a Guiana Francesa, tombou por volta de 4h30 da manhã desta segunda-feira (6) em uma curva do trecho norte da BR-156, entre os municípios de Amapá e Calçoene, a cerca de 350 quilômetros da capital. De acordo com a Polícia Militar cinco músicos franceses se tiveram ferimentos leves e foram levados para o hospital da cidade de Amapá.

O tenente Costa Silva, que esteve no local, informou por telefone ao G1 que o motorista disse ter perdido o controle do veículo após uma falha mecânica. “O condutor passou em uma curva e acabou tombando, mas não chegou a capotar. Ficou a uns 20 metros para fora da pista que estava molhada e escorregadia devido às fortes chuvas na região”, relatou o militar.

Os demais passageiros foram levados para a comunidade de Calafate, próxima ao local do acidente, para aguardar a chegada de um novo veículo. Alguns instrumentos da orquestra “Jovens da Amazônia” foram prejudicados. Ela é formada por músicos dos dois países, muitos deles adolescentes. Eles realizaram o primeiro concerto na noite de sábado (4) no auditório de uma faculdade na capital.

Abalado com a notícia, o maestro Elias Sampaio, um dos regentes da orquestra, informou que os músicos saíram de Macapá por volta de 22h e fariam uma parada em Oiapoque, distante 590 quilômetros da capital, na fronteira entre os dois países. O grupo binacional é resultado de um acordo de cooperação de ensino assinado entre instituições do Brasil e da França.

A Jovens da Amazônia é integrada por alunos das orquestras Essência, de Macapá, administrada pela Associação Educacional e Cultural Essência, e Ensemble Instrumental du Conservatoire, da Guiana Francesa, organizada pelo Conservatório de Dança, Música e Teatro Edgar Nibul. O grupo amapaense é composto por 43 músicos, e o francês, por 30.

Fonte: G1 Amapá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *