No Amapá: pesquisadores descobrem recife de coral na foz do Rio Amazonas

11406917_886735171393360_5661891453959412164_n

Um grande recife de coral foi encontrado na foz do rio Amazonas, entre a fronteira da Guiana Francesa com o Estado brasileiro do Amapá e se estende até o Pará. Em matéria publicada no El País, a descoberta se deu por um grupo de cientistas do Brasil e Estados Unidos, que exploraram a região em três expedições oceanográficas.

Liderados, pelo pesquisador da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rodrigo Leão de Moura, a equipe identificou uma extensa área de algas coralinas e alto nível de partículas em supersão, características geradas por condições diferentes das que formam os típicos recifes tropicais de coral. No estudo, os autores alertam que o desenvolvimento em escala industrial do Amazonas, com perfurações para extrair petróleo perto dos recifes, pode representar um grande desafio para esse sistema, que é único.

A descoberta tem maior relevância porque os corais responsáveis pela formação dos recifes estão entre as espécies mais ameaçadas pela mudança do clima e outros fatores de estresse provocados pelo homem. Em pesquisa publicada há poucos dias, o professor John Pandolfi, da Universidade de Queensland (Austrália), afirma que os corais Acropora (chifre-de-veado), de rápido crescimento, são responsáveis por boa parte do desenvolvimento dos recifes modernos. E apesar de existirem há pelo menos 50 milhões de anos, esses corais vêm sofrendo forte declínio em sua abundância ao redor do mundo.

Fonte: Portal Amazônia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *