No AP, ciclo do Marabaixo 2016 terá conscientização cultural nas escolas

IMG_4039-300x200

Por Carlos Alberto Jr

O Ciclo do Marabaixo 2016 inicia no dia 26 de março, em Macapá. Os tambores começam o rufar pelo bairro Santa Rita, Zona Sul da capital e a festividade segue no bairro Laguinho, Centro da cidade. O calendário inclui rodadas de marabaixo, missa, ladainhas, bailes e ações de conscientização sobre a tradição cultural.

A programação traz novidades. Entre os dias 18 e 22 de março, haverá a realização de um circuito para a divulgação e conscientização cultural e ambiental por meio de panfletagem em praça pública e palestras em escolas públicas e privadas. E no encerramento, em junho, terá a 1ª Corrida do Ciclo do Marabaixo.

“É importante que todos conheçam e saibam o que é a tradição do marabaixo, muitos ainda confundem e ignoram este festejo, que é realizado desde o início da cidade de Macapá”, reforçou Valdinete Costa, uma das organizadoras do ‘Marabaixo do Santa Rita’.

De acordo com Valdinete, o festejo tem um trabalho de educação ambiental. Entre as tradições está a retirada dos mastros onde é utilizado um tronco de árvore.

“Fazemos o plantio de novas mudas para substituir o mastro que retiramos da mata. E tiramos somente um, e não dois, o outro mastro que levantamos não é natural”, explicou Valdinete.

Depois dos mastros arguidos, os visitantes poderão conhecer o toque das caixas – como são chamados os tambores -, a leveza das dançadeiras e a beleza das cores das roupas, além de experimentar o tradicional caldo (cozidão) e a gengibirra – batida de gengibre servida durante as apresentações.

Pela tradição, a festa começa no Sábado de Aleluia segue até o Domingo do Senhor, o primeiro domingo após a celebração de Corpus Christi, esse ano, em maio. Entre os dias 10 e 16 de junho haverá uma programação alusiva ao Dia Estadual do Marabaixo, em praças, centros comunitários e ruas de Macapá. E no dia 18 de junho acontece a 1ª Corrida do Ciclo do Marabaixo encerando as atividades da festividade em 2016.

Fonte: G1 Amapá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *